Empresa ceramista anuncia ampliação em Nossa Senhora do Socorro
Economia 13/10/2014 18h15Por Tíffany Tavares
A política de incentivos e fomento da promoção industrial do governo, o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), tem o objetivo de estimular o desenvolvimento socioeconômico estatual, mediante a concessão de incentivo.
Agora é o setor de cerâmica de pisos e revestimentos que se prepara para dar salto de qualidade e ampliação da produção. Em termos de região Nordeste, a produção de pisos e revestimentos do Estado de Sergipe tem contribuído de forma significativa para o bom desempenho desse setor.
A Cerâmica Sergipe Indústria e Comércio Ltda, conhecida pelo seu nome fantasia de Cerâmica Escurial, vem aproveitando os estímulos oferecidos pelo PSDI, juntamente com as linhas de financiamentos do Banco do Nordeste do Brasil (BNB)/Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME). Acreditando no potencial do mercado regional nordestino, a empresa anunciou investimento na ordem de R$ 70 milhões em duas novas linhas de produção, bem como de uma nova unidade de processamento de argilas.
De acordo com o presidente da indústria, Sadi Paulo Castiel Gitz, o incremento produtivo até o final da implantação da segunda linha será de 1.600.000 m²/mês. “Além da expansão de 2,6 vezes da atual capacidade produtiva, serão instaladas as mais novas tecnologias de impressão digital, possibilitando um inovador design de toda a linha de produtos”, antecipa.Segundo o geólogo e diretor de Recursos Minerais (DRM) da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Johélino Magalhães do Nascimento (foto ao lado), após a implementação destas novas linhas da cerâmica, Sergipe será o estado do nordeste de maior produção de revestimentos cerâmicos. “Teremos a atração de novos investimentos na cadeia de fornecedores do setor, aumento da formação de renda, oferta de novos empregos, bem como a arrecadação tributária”, prevê.
O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento (foto abaixo), ressalta que o Governo de Sergipe possui um projeto denominado de ‘Eficiência Energética com Uso Sustentável dos Recursos Florestais nas Cerâmicas de Sergipe’. “O projeto é do Governo estadual e tem como objetivo compor uma ação institucional de capacitar consultores e gestores sergipanos, voltada para uma produção mais limpa em indústrias ceramistas de Sergipe”, comentou.
Cerâmica Sergipe Indústria e Comércio Ltda
A empresa iniciou suas operações industriais em 1993 e, a partir daquele ano, vem continuamente procedendo a ampliações e modernizações da sua unidade de fabricação de cerâmicas esmaltadas, de modo a acompanhar a evolução tecnológica e comercial do setor.Desde o início do seu funcionamento, com o nome de fantasia Escurial, a empresa expandiu a sua capacidade de produção em dez vezes, passando de 100.000m² para 1.000.000m², por mês.
Este histórico percorre uma trajetória de contínua expansão industrial. Após quatro anos iniciais, a Escurial implantou uma segunda linha de produção, modernizando o parque fabril, e assim consegue quadruplicar o volume produtivo para 400.000m²/mês.
Diante de um continuado e crescente aumento da competitividade do setor, em 2007 a indústria de cerâmica investiu em uma terceira linha de produção, atingindo então uma capacidade de produção de 900.000 m² por mês.
Por fim, visando diversificar o mix de produtos, o empreendimento investiu em 2014 na implantação da quarta linha de produtos, de menor formato 20x20 cm e 10x10cm, com um acréscimo de mais 100.000m² por mês. Nesta configuração a Cerâmica Sergipe passa finalmente a produzir 1.000.000 m² mensais.
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas
Com o pagamento do salário de novembro, a gestão municipal injetará R$ 110 milhões na economia
Alimentos e bebidas foram destaque, com alta de 1,34%
Aracaju lidera o ranking das ocorrências. Contudo, números registram queda de 12% em relação ao ano anterior
Pagamentos escalonados serão realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro