Emprego temporário é a propaganda para ser contratado
Economia 12/10/2014 17h00Por Tíffany Tavares
O fim de ano chegando e as perspectivas para o emprego temporário afloram no comércio em todo o Brasil. De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PM), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação em agosto de 2014 foi estimada em 5%, para o conjunto das seis regiões metropolitanas investigadas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre).
Frente a julho (4,9%) e também a agosto de 2013 (5,3%), a taxa não apresentou variação estatisticamente significativa. Essa foi a menor taxa para um mês de agosto em toda a série da pesquisa, iniciada em março de 2002. Para Sergipe, espera-se que haja crescimento das contratações, principalmente no setor da indústria e comércio.
Mas as expectativas do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), Samuel Schuster, são um tanto pessimistas. “Em 2013 tivemos uma diminuição de contratações no fim de ano. A nossa previsão para 2014 está em 10%. A nossa expectativa é baixa”, explica.
“Nós tivemos um ano de 2010 muito bom para o comércio, entretanto ao longo dos últimos anos houve decadência nas contratações de fim de ano; 2011 foi pior que em 2010, 2012, pior que em 2011, 2013 pior que em 2012, e 2014 está sendo bem pior que o ano de 2013. Então se durante o ano foi ruim, há grande probabilidade de que o fim de ano seja decadente, a não ser que haja um fenômeno, que é algo muito difícil”, analisa Schuster.A previsão dele gira em torno de 10% de contratações no comércio. “O ano passado já diminuiu e esse ano deve diminuir ainda mais. A expectativa é baixa”, diz.
Mesmo com as dificuldades no comércio, F5News conversou com a consultora em Recursos Humanos Célia Santos (foto abaixo) e ela deu algumas recomendações aos que pretendem arranjar “aquele bico temporário”, no fim de ano, que é considerado o melhor momento para sua propaganda em uma contratação em um emprego fixo. Então, aproveite!
F5 News: Quais as dicas para quem deseja ingressar no mercado de trabalho em serviços temporários?
Célia Santos: Trabalho temporário é uma excelente oportunidade para aqueles que ainda não tiveram sua experiência profissional e para aqueles que desejam ganhar um dinheiro extra. Pela legislação essa modalidade de contratação não permite que se ultrapasse o período de noventa dias de contratação. Porém mesmo assim geralmente o contratante vê nesse período uma oportunidade de "experimentar" novos potenciais de trabalho na prática e selecionar seus futuros profissionais. É nesta oportunidade que muitos conseguem a tão esperada oportunidade de trabalho e a efetivação na empresa que o contratou.F5 News: O que de especial o curriculum vitae tem que ter?
Célia Santos: O currículo deve ser bem atrativo pois é ele quem primeiro fala do candidato.
- Não seja prolixo, seja objetivo
- Currículo deve ter uma aparência limpa
- Deve mencionar toda a informação que puder sobre suas experiências profissionais e projetos colocados em práticas nas empresas que contribuíram para o seu crescimento
- Não use cores e ilustrações, a não ser que seu currículo seja direcionado para as áreas de Marketing, Web Design e demais que exijam criatividade nas atividades
- Cuidado com a foto que deve ser em estilo foto para documento. Nada de poses e expressões tendenciosas.
- O currículo não deve ter mais que duas páginas, seja objetivo, claro e disponibilize os espaços, fonte e tamanho de fonte de forma que a não canse a visão de quem fará a leitura do mesmo.
F5News: Como devemos agir para nos tornarmos fixos no emprego?
Célia Santos: Atualmente os contratantes buscam profissionais que se interessem verdadeiramente pela empresa e seus negócios. Isto quer dizer que quem busca ser efetivado tem que provar a que veio. Isto é, ser dedicado, atencioso com os colegas, superiores e principalmente com os clientes. Ser proativo, comprometido, responsável e amar o que faz. Com esses poucos requisitos você certamente já será notado e cogitado para uma possível efetivação.
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas
Com o pagamento do salário de novembro, a gestão municipal injetará R$ 110 milhões na economia
Alimentos e bebidas foram destaque, com alta de 1,34%
Aracaju lidera o ranking das ocorrências. Contudo, números registram queda de 12% em relação ao ano anterior
Pagamentos escalonados serão realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro