Dia dos Pais: cuidados nas compras e dicas de presentes
Economia 04/08/2014 17h56Por Tíffany Tavares
Dia dos Pais beirando a porta e o comércio fervilhando de produtos para a venda, em comemoração à data, que neste ano cai em 10 de agosto. O leque é enorme quando se trata de opções para presentear o paizão.
O ideal é que já se sai da casa sabendo o que comprar. Isso facilita bastante o “empurra empurra” de última hora, além de se uma oportunidade de parcelar o pagamento, caso seja valor muito alto.
Mas o que fazer diante da gama de produtos? Quais os cuidados que devemos ter com as compras parceladas?
Segundo o coordenador da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Aracaju, Lucas Gonçalves, (fofo 01) explica que antes de adquirir o presente é recomendado pesquisar e observar a forma de pagamento, descontos e juros, no caso de parcelamento e eventual cobrança de frete.Ele lembra também uma dica importante. “É preciso que o consumidor avalie se o valor do produto ou das parcelas, em caso de pagamento parcelado/financiado, não irá comprometer o orçamento doméstico do mês, nem dos meses subsequentes”, explica.
Expectativas
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju, Samuel Shuster (foto 02), as expectativas são um tanto realistas e não pessimistas. “O comércio não anda bem já que temos a inflação (principalmente em gêneros alimentícios), os altos juros, a incerteza na economia e o emprego em queda, esses fatores nos fazem aguardar tímidas vendas nos dias dos pais, assim como foi a Páscoa, do Dia das Mães e o Dia dos Namorados”, explica.
De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os comerciantes brasileiros são mais otimistas. A expectativa é de um pequeno crescimento de 1% sobre as vendas referentes ao Dia dos Pais, comparada às do ano de 2013.Dicas de presentes
Pai Clássico
Para aquele pai clássico, um relógio é uma das opções. Quem sabe uma gravata, uma camisa de manga longa ou até mesmo um CD de Música Popular Brasileira? Quer inovar, então ofereça um tabuleiro de xadrez diferenciado.
O Pai Gourmet
Que tal um livro de receitas rápidas, para o paizão que gosta de receber amigos ou parentes em casa, preparando “aquele cardápio” de arrasar o paladar?
Outra dica é um conjunto para churrasco com todos os utensílios para o churrasco mais saboroso da família feito pelo seu pai. Ele já tem? Então porque não comprar uma churrasqueira nova? É de se pensar.
Pai Tecnológico
Um dos presentes mais almejados entre nós, diante de tanto avanço tecnológico em tão pouco tempo, temos os smartphones, iphones, máquinas fotográficas, binóculos e tantos outros produtos de ponta.
Um exemplo da grande procura é que de acordo com a gerente de marketing da empresa de produtos de informática Nagem, Iara Espíndola, a expectativa de vendas é que seja de 8% superior comparada ao Dia dos Pais de 2013.
“Para se ter uma ideia, a Nagem renovou o estoque de produtos em suas 27 lojas espalhadas pelo Nordeste tecnológias especialmente para o Dia dos Pais. Então as opções de presentes são notebooks, smartphones, tablets, TVs, equipamentos de games e multifuncionais”, diz.A gerente informou também que a empresa criou parcerias com a Samsung, LG, Lenovo, CCE, HP, Dell entre outras, além de facilitar o pagamento, para atender as expectativas dos mais variados clientes, tanto pais como filhos.
“Tradicionalmente, as vendas do Dia dos Pais giram em torno de eletros e eletrônicos e com o setor tecnológico se mantendo forte no mercado, a Nagem selecionou produtos que prometem ser os mais procurados pelos filhos”, finaliza a gerente de marketing, Iara Espíndola, acrescentando que além dos preços diferenciados, alguns produtos estão sendo trabalhados com ações de compre e ganhe.
Dentre tantos jeitinhos dos pais brasileiros, abuse da criatividade e antes de mais nada, independentemente de presenteá-lo, valorize o seu pai diariamente!
Foto 01: Pedro Leite
Foto 02: Arquivo F5news
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas
Com o pagamento do salário de novembro, a gestão municipal injetará R$ 110 milhões na economia
Alimentos e bebidas foram destaque, com alta de 1,34%
Aracaju lidera o ranking das ocorrências. Contudo, números registram queda de 12% em relação ao ano anterior
Pagamentos escalonados serão realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro