Deso firma parceria de R$ 375 milhões de crédito com o BNB
A estimativa é que mais de 400 mil sergipanos sejam beneficiados com a ação Economia | Por F5 News 18/08/2023 14h19A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) assinou, nesta sexta-feira (18), um contrato de crédito de R$ 375 milhões junto ao Banco do Nordeste (BNB) para obras públicas de implantação e ampliação de sistemas de abastecimentos de água.
Deste valor, cerca de 80% dos recursos do contrato advém do próprio Banco do Nordeste, enquanto que os outros 20% virão dos recursos próprios da Deso.
A solenidade aconteceu no auditório do Palácio dos Depachos, em Aracaju, e contou com a participação do presidente nacional do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, entre outras autoridades.
Neste contrato, 23 municípios do estado serão beneficiados. Ao todo, mais de 400 mil sergipanos devem ser diretamente impactados com a medida, estima a Deso.
O contrato prevê obras de implantação e ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário, com destaque para Aracaju e Propriá, que estão incluídas para aderir ao Programa de Financiamento à Sustentabilidade Ambiental - FNE Verde, concedido pelo BNB.
Segundo o diretor-presidente da Deso, Luciano Góes, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos sergipanos, e algumas obras já começam nos primeiros meses de 2024.
"Estamos nessa luta pra melhorar o serviço e a qualidade da vida da população sergipana trazendo mais água e saneamento básico para a população. Vão iniciar o processo de licitar projetos, depois licitar obras, então tudo demanda um tempo. Alguns já têm projetos como Boquim, Tobias Barreto, Riachão do Dantas, Aracaju, outras vão ter que listar projetos e depois as obras", afirmou.
Segundo o presidente nacional do BNB, Paulo Câmara, a instituição financeira fará o acompanhamento das obras junto aos estados e municípios.
"Vamos fazer o financiamento e vamos estar sempre prestando o apoio necessário. O contrato prevê também isso, prevê algumas etapas, e vamos estar trabalhando em parceria. O banco vai ajudar naquilo que for possível, sempre fazendo parceria com o Estado e com os municípios", declarou Paulo Câmara.
Segundo o governador Fábio Mitidieri, o objetivo é que Sergipe cumpra, até 2033, prazo máximo estabelecido pela Lei Federal no 14.026/2020, para que a água e esgotamento sanitário estejam em consonância com o marco legal do saneamento básico do país. Além disso, a ação, segundo ele, fortalece a Deso."Isso é uma comprovação que o Governo do Estado está preocupado em garantir a segurança hidrica", disse Mitidieri. "A gente fala que vamos fazer a concessão de parte de entrega, da distribuição da água, porque nessa área a gente entende que, para chegar em 2033, sete, oito bilhões de investimento serão feitos", prosseguiu.
"Vocês não sabem a dificuldade que a empresa teria para isso, mas na parte de captação de água, que é basicamente o que vamos fazer aqui hoje, temos que investir esse recurso em diversos municípios do estado", disse ainda o governador.
Representando todos os prefeitos de munípios beneficiados, o de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou a parceria entre governos federal, estadual e municipal.
"Serão recursos que serão aplicados em captação de água e esgotamento sanitário. Isso é qualidade de vida, isso é melhoria da vida das pessoas, porque a água é essencial para a sociedade. Então, é fundamental e é muito importante, porque essa parceria que nós sempre pregamos, entre Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal", afirmou Edvaldo.