Confira dicas para se organizar com as despesas de início de ano
Virada é momento importante para se organizar e não iniciar o ano no vermelho Economia | Por Daniel Soares 30/12/2023 14h00O réveillon é aquele momento onde muitas pessoas fazem resoluções para ter um ano novo melhor. Mas muitos se esquecem de uma resolução importante: cuidar do próprio bolso. Afinal, logo em janeiro chegam despesas como IPTU, IPVA, material escolar, entre outros.
E para completar, dezembro é um mês de festas, confraternizações e presentes, o que faz com que a organização financeira desande. Segundo o jornalista e economista Márcio Rocha, para equilibrar as contas a recomendação é fazer um planejamento.
"É importante fazer um planejamento financeiro e priorizar gastos essenciais, evitando gastos supérfluos. Final de ano geralmente é um período de excessos que pode comprometer o início do ano seguinte. Então já se deve começar pensando no futuro próximo, sem cometer exageros nas compras", explicou.
Mas e se você já tiver gasto além da conta? Rocha diz que o remédio então é cortar despesas não essenciais, buscar alternativas para aumentar a renda e considerar negociar dívidas com parcelamento. "Lembrando que o valor da receita familiar a ser usado com dívidas, não deve superar os 30%, que é uma margem de segurança adequada", lembrou o economista.
Para quem se organizou e está só esperando o início de janeiro para honrar suas contas, existe sempre a opção de pagar à vista ou mesmo parcelar. Nessa escolha, Marcio Rocha é taxativo: nada de prolongar a dívida caso a pessoa tenha como quitar de uma vez.
"Pagar à vista pode gerar descontos, mas é importante avaliar se isso não compromete outras despesas. Parcelar, só se realmente for necessário", completou o economista.