Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia discute sugestões para o setor
O evento é um dos preparativos para a 5ª Conferência Nacional de Ciência em Brasília Economia | Por Daniel Soares 03/04/2024 10h37Está sendo realizada nesta quarta-feira (3) a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Sergipe. O evento, que acontece ao longo do dia no Hotel do Sesc, no Bairro Atalaia, em Aracaju, tem o tema "Para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido" e reuniu diversos setores para debater o desenvolvimento científico e sustentável no Estado.
O encontro estadual está servindo de preparação para a Conferência Regional, em Pernambuco, e, posteriormente, para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), em Brasília. O objetivo é analisar os programas e planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, assim como seus resultados, para desenvolver ações voltadas para o crescimento e desenvolvimento do País.
Para Valmor Barbosa, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), o encontro em Sergipe trará várias contribuições que serão levadas para as demais conferências. A tendência é que isso fortaleça a ciência, crie temas de pesquisas, dissemine a inovação e fomente estímulos para o desenvolvimento em todas as esferas.
"Essa participação, junto com vários segmentos da sociedade, consegue fazer, discutir planos e projetos para o setor tão importante que é o setor de ciência, tecnologia, inovação do Estado e do Brasil. Por isso que essas conferências são importantes, porque elas vão, no final, ter um propósito que é você render colaborações, discussões, e sugestões que serão levadas no âmbito regional e federal", avaliou o secretário.
A conferência conta com a presença de Hamilton José Mendes da Silva, secretário substituto da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setad) do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. Ele explicou que os encontros nos Estados fazem com que as políticas voltadas para o setor sejam construídas com contribuições dos representares da população em todas as regiões.
"Uma conferência como essa, reforça essas premissas. Isso é que é importante - a troca de conhecimento, de experiência. O Estado vai ter a sua oportunidade de ter seus representantes participando do debate regional e, posteriormente, com propostas e ideias que certamente vão ser incorporadas na elaboração final da estratégia a nível nacional", assegurou Hamilton.
A programação inclui o debate de quatro eixos temáticos como a recuperação e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; reindustrialização em novas bases; ciência, tecnologia e inovação para programas estratégicos nacionais; e ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
Para Alex Garcez, diretor-presidente da Fapitec/SE, o diálogo promovido pelo evento fará com que Sergipe trace uma rota melhor para ser apresentada no encontro regional e no nacional. "Estamos colocando aqui a sociedade civil, a comunidade acadêmica, o setor produtivo, organizações não governamentais, as cabeças pensantes reunidas para construir esse plano de estratégia justamente para ser um dos melhores que vamos levar a nível nacional", avaliou.
CNCTI
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação acontecerá em Brasília entre os dias 4 e 6 de junho. O evento tem como propósito reunir diversos setores da sociedade como academia, governo, setor privado e sociedade civil, para a apresentação e discussão sobre a temática da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de promover a disseminação da inovação e impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do País.