Como os milionários do agro fazem Goiânia viver “boom” imobiliário
Cidade entrou na rota do mercado de luxo graças à força do agronegócio Economia | Por Metrópoles 13/09/2023 12h50Décima cidade mais populosa do Brasil, com 1,4 milhão de habitantes, Goiânia tem experimentado, nos últimos anos, um “boom” não apenas populacional, mas também imobiliário. Segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a capital de Goiás é a segunda colocada no ranking dos municípios que registraram as maiores valorizações de imóveis em 2022.
No ano passado, a alta no preço médio dos imóveis residenciais em Goiânia foi de 20,9% – um índice superior à média nacional no período e aos verificados em cidades como São Paulo, Vitória e Salvador. Ainda de acordo com a Fipe, nenhuma capital do país teve um crescimento tão significativo no valor total dos imóveis nos últimos 12 meses.
Localizada no coração do agronegócio brasileiro, considerado o principal motor do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil nos últimos anos – apenas no primeiro trimestre de 2023, o agro cresceu espantosos 21,6%, embora não tenha repetido o desempenho nos três meses seguintes –, Goiânia tem atraído grandes empresas e marcas, além de investidores dispostos a diversificar seu portfólio, e vivenciado uma expansão do chamado mercado de luxo.
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.