Comércio espera aumento nas vendas de fim de ano com otimismo, apesar dos desafios econômicos
Expectativa é de que haja um aumento de mais de 17% no volume de vendas em comparação a 2023 Economia | Por Daniel Soares 17/12/2024 09h30Faltando uma semana para o Natal, o comércio sergipano se prepara para um aumento nas vendas, impulsionado pela procura por presentes e pelos últimos preparativos para as celebrações de fim de ano. Mesmo diante de um cenário econômico desafiador, com inflação elevada e juros altos, empresários locais mantêm um tom otimista e esperam um crescimento significativo no faturamento.
De acordo com Marcos Andrade, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), as previsões para as vendas de fim de ano são positivas. Ele projeta um aumento de mais de 17% no volume de vendas em comparação com 2023, além de um crescimento de mais de 21% na arrecadação.
"São números significativos, porque quando você gera emprego, automaticamente tem mais consumo. O aumento do emprego é um ciclo virtuoso, onde todos os envolvidos ganham", destacou.
Por outro lado, Maurício Vasconcelos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), reforçou que, apesar das dificuldades enfrentadas durante o ano, como a alta da inflação, aumento das taxas de juros e a elevação no preço dos combustíveis, o setor ainda espera um bom desempenho nas vendas.
“A inflação tem um impacto negativo no setor comercial, o que diminui o poder de compra da população. Porém, com a injeção do 13º salário e o aumento do fluxo de consumidores na segunda quinzena de dezembro, esperamos um incremento nas vendas, o que é crucial para o comércio nesta época do ano”, afirmou Maurício.