Comerciantes do Mosqueiro aprendem como melhor atender os clientes
Economia 21/09/2014 08h38Festa, comemoração, manifestação cultural e um ensaio de aplicação dos conhecimentos absorvidos deram a tônica ao encerramento do curso de atendimento ao cliente. Através da iniciativa da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju (SEMICT), feirantes e moradores do bairro Mosqueiro aproveitaram a oportunidade para se qualificar. A ação faz parte do Projeto Pôr do Sol que, além de fomentar a cultura e o turismo locais, também está promovendo a capacitação de comerciantes da localidade.
De acordo com o secretário adjunto da SEMICT, Fábio Araújo, o projeto Pôr do Sol precisou ser ampliado. Ele ressalta que além de promover a cultura e turismo, também foi identificada a necessidade de qualificar o atendimento. Fábio explica que para dar mais comodidade aos frequentadores promoveram-se cursos de capacitação profissional. Dentre eles, destaca-se o de atendimento ao cliente.
"Por estar muito distante do centro urbano de Aracaju, a comunidade do Mosqueiro é carente de informação. Então trouxemos os professores para cá e formamos turmas para que a população se aprimorasse ou até aprendesse algo novo. E o saldo tem sido positivo, temos turmas pela manhã e tarde. Ambas com pessoas repletas de curiosidade e vontade de aprender. Quero que todo mundo cresça, amplie seus horizontes e permaneça se aprimorando", salienta o secretário adjunto.
Segundo relatos de alunos, o principal ponto que gerava insegurança era o contato inicial com o cliente. Atrair o comprador e manter uma interação agradável foi alguns dos aspectos que despertaram a insegurança da artesã Maria da Luz Reis e motivou a capacitação. "Eu vendia minha peças, mas, sempre tive receio por não saber se estava fazendo do jeito certo. No curso pude ver em que pontos estava acertando e quais precisa melhorar. No final, percebi que educação e simpatia é a alma do negócio", comenta.
Na opinião da culinarista Ana Maria de Jesus, o maior aprendizado que levará com ela é o exercício da paciência e relações interpessoais. "Descobri que existem várias maneiras de lidar com as pessoas. Manter uma postura educada é essencial e a gentileza tanto pode atrair quanto manter os clientes. A vezes achamos que produzir um produto de qualidade basta, mas, saber se relacionar com as pessoas pode ampliar nosso negócio", menciona.
Não somente os comerciantes locais tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. A jovem Renata Lima, estudante do 2º ano, ainda não concluiu o ensino médio e também não trabalha. Porém, enxergou o curso como maneira de aprender algo que possa facilitar sua inserção no mercado de trabalho. "Não é comum aparecer cursos aqui na região. Só podemos aprender algo diferente quando a prefeitura nos dá essa chance formando turmas por aqui. Me inscrevi e a cada aula percebi que saber como interagir com as pessoas é fundamental em qualquer segmento. Vou levar isso para vida, quando for trabalhar e para seguir em frente sempre", avalia.
A presença de jovens na turma também proporcionou uma interação válida. A culinarista Maria Iva da Silva relata que a troca de experiência com a nova geração colaborou com o aprendizado. "Foi bom porque eles tinham dúvidas diferentes das minhas e das pessoas de minha idade. O professor pôde colher mais informações para nos esclarecer e trouxe novos assuntos para a gente se atualizar. A presença deles me abriu os olhos e também se senti útil porque já tenho experiência e também pude expor minha rotina aos jovens que ainda não trabalham", conta.
Foto: Silvio Rocha/AAN
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