Americanas: balanços vinham sendo fraudados por diretoria anterior
Conclusão é de relatório apresentado ao Conselho de Administração da empresa Economia | Por Metrópoles 13/06/2023 10h30Um relatório elaborado por assessores jurídicos e apresentado ao Conselho de Administração da Americanas apontou que as demonstrações financeiras da companhia vinham sendo fraudadas pela diretoria anterior.
As informações foram divulgadas nesta terça-feira (13/6) pela Americanas.
Segundo a varejista, os efeitos das supostas fraudes contábeis ainda estão sendo investigados, “mas a expectativa da administração é a de que o impacto nos resultados mais recentes seja significativo”.
O relatório apresentado ao conselho teve como base uma série de documentos entregues pelo comitê de investigação independente que apura o caso Americanas.
“Foram identificados diversos contratos de verba de propaganda cooperada e instrumentos similares (VPC), incentivos comerciais usualmente utilizados no setor de varejo, que teriam sido artificialmente criados para melhorar os resultados operacionais da companhia como redutores de custo, mas sem efetiva contratação com fornecedores. Esses lançamentos, feitos durante um significativo período, atingiram, em números preliminares e não auditados, o saldo de R$ 21,7 bilhões em 30 de setembro de 2022”, diz o comunicado da Americanas.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do F5 News.