13º salário cria expectativas em clientes e lojistas
Economia 30/11/2011 11h17Por Adriana Meneses
O dia 1º de dezembro tem sido a data mais esperada por lojistas e milhares de trabalhadores, que ansiosamente vivem a expectativa do pagamento do 13º salário. Os comerciantes esperam o crescimento nas vendas. Já os clientes, a oportunidade de adquirir o tão sonhado bem que esperou o ano todo para comprar.
De acordo com gerente de uma loja de eletro e móveis, Robson Freire, esse ano as vendas pretendem aumentar em torno de 50% em relação aos demais meses. Ele acredita ainda que os produtos mais procurados sejam os televisores LCD, aparelhos celulares com dois chips e os notebooks. “Já contratamos mais dez funcionários para dar um suporte nessa época. Com o pagamento do 13º salários as pessoas planejam comprar o tão sonhado bem de consumo e com isso as vendas tendem a crescer. Esse ano, estamos apostando nas grandes vendas de televisores, celulares e computadores portáteis. Os estoques estão lotados”, salientou
E como é de praxe, as lojas de departamento e calçados também aumentam suas vendas, como relata o gerente comercial, Carlos Nascimento, em cujo estabelecimento comercial, aproximadamente, 2 mil pares de sapatos foram estocados para serem vendidos até o réveillon. “As pessoas sempre buscam se produzir nas festas de Natal e Ano Novo, e com isso o crescimento nas vendas é enorme. Todo mundo que ficar bonito. Esperamos que a partir do dia 1º, quando começa a ser pago o 13º salário, a procura pelos produtos aumente ainda mais”.
A diarista Sônia Souza já sonha em comprar seu aparelho de TV LCD de 42 polegadas e já começa a fazer pesquisas nas lojas só esperando o dinheiro extra cair na conta. “Esperei o ano todo para comprar minha televisão. Quero chegar em casa depois de um dia todo de trabalho, deitar no meu sofá e ver as minhas novelas em uma imagem mais bonita”, disse.
Já o motorista Sergio Fernando pretende realizar o sonho da sua filha ao receber o 13º salário. A garota que faz aniversário no dia 24 de dezembro, data em que é comemorado o Natal, pediu ao pai um notebook. “Vou beneficiar a minha filha com essa grana extra. Ela é muito estudiosa, e vai precisar do computador para auxiliar nos estudos”.
Foto: (Gerente Ronson Freire)
Sindpese atribui alta às oscilações no mercado internacional e à política de reajustes semanais
Dados da Pnad mostram que o estado é 5º com maior redução da taxa de desocupados
Sergipe apresentou taxa de desemprego de 8,4% neste trimestre, de acordo com PNAD
Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Pagamento mensal de benefício segue calendário oficial