Turismo em Pauta leva jornalistas ao Baixo do São Francisco
Cotidiano 03/04/2012 15h02As belezas e os encantos do estado de Sergipe aos poucos estão sendo desbravados pela imprensa local, que estão podendo presenciar os destinos turísticos com suas peculiaridades gastronômicas e culturais. Este é o principal objetivo do Projeto ‘Turismo em Pauta’, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), que tem por finalidade levar jornalistas, radialistas, repórteres fotográficos e cinematográficos a conhecerem um pouco mais os destinos do estado.
Para esta primeira etapa, o Turismo em Pauta levou jornalistas dos portais g1, f5news, dos jornais Correio de Sergipe, Cinform e O Imperador, onde os comunicadores conheceram as belezas da Foz do Rio São Francisco, em Brejo Grande, e o artesanato em cerâmica de Santana do São Francisco. O projeto teve o apoio da Nozes Tur e da Prefeitura Municipal de Santana do São Francisco.
“Quando surgiu a ideia do Turismo em Pauta tivemos um grande apoio do secretário de Turismo, Elber Batalha, que é um grande defensor da imprensa sergipana. Poder proporcionar aos nossos colegas essa interação com os destinos turísticos do estado vai gerar matérias mais ricas e conteúdos reais sobre os municípios e atrativos. Mas, para que o projeto fosse levado adiante, as parcerias entre as prefeituras e trade foram imprescindíveis”, disse a assessora de comunicação da Setur/Emsetur, Luciana Gonçalves.
Segundo os jornalistas, a iniciativa do governo em proporcionar a interação da imprensa e os destinos turísticos serviu para dar mais credibilidade às futuras publicações e um incentivo a mais para os municípios investirem no setor. “É uma oportunidade muito boa para nós jornalistas conhecermos e vivenciarmos, assim, iremos passar com detalhes para que os turistas e os próprios sergipanos tenham vontade de conhecer. É importante que a gente saiba escrever com detalhes tipo localização e infraestrutura do local e até serve de incentivo para a população e as prefeituras municipais de incentivarem o turismo e proporcionarem melhores estruturas. É uma iniciativa muito válida, principalmente porque tem essas parcerias, que acaba não demanda tanto custo, mas que tem um benefício a médio e a longo prazo”, afirmou Marina Fontenele, do g1 Sergipe.
Outro ponto positivo do Projeto ‘Turismo em Pauta’ destacado pelos participantes foi a gama de opções de pautas. “Agora poderemos falar com propriedade e a gente pode passar a quem vai ler o jornal o sentimento de quem esteve no local. Conhecer a Foz e o trabalho dos artesãos para mim foi muito bom. Agora quando falarem de Santana de São Francisco já consigo visualizar e facilita na hora de escrever o texto. Além de ajudarmos a divulgar o turismo, temos também uma gama de opções de pautas para os cadernos dos jornais, evitando erros”, Michel Oliveira, editor dos cadernos especiais dos municípios do jornal Cinform
“É uma oportunidade ímpar desses jornalistas, repórteres fotográficos e cinegrafistas acompanharem este projeto da Secretaria de Turismo junto a esses municípios porque isso incentiva, inclusive, o empresariado investir cada vez mais em sua região, a exemplo do restaurante e pousada Carapeba, em Brejo Grande, que foi a primeira vez que estive lá e achei que o turismo do baixo São Francisco só tem a ganhar com este tipo de empreendimento. Todos ganham com esse projeto, a população, que tem a oportunidade de conhecer através da mídia local os destinos turísticos, a imprensa, que terá mais propriedade sobre os assuntos e o próprio governo, que tem a oportunidade de pautar positivamente a imprensa local”, disse Noel Lino, do Jornal O Imperador.
A segunda etapa do Projeto ‘Turismo em Pauta’ está prevista para o final do mês de maio. O veículo de comunicação que deseje enviar algum profissional, basta entrar em contato através do email imprensa.emsetur@gmail.com. As vagas são limitadas.
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