Sonho e persistência: conheça a história do sergipano que passou em medicina na UFS | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Sonho e persistência: conheça a história do sergipano que passou em medicina na UFS
Luís Eduardo Calafell Fontes comenta que o processo durou seis anos, mas valeu a pena
Cotidiano | Por F5 News 22/02/2025 15h00


A jornada de um estudante é marcada por esforços, desafios, sacrifícios, desistências e determinação em meio a tudo isso. Não é raro encontrar alguém que tenha por objetivo profissional ingressar na medicina, mas o processo para chegar até lá pode demorar um, dois, três ou até seis anos, como no caso de Luís Eduardo Calafell Fontes.

Natural do município de Lagarto, o jovem conta que desde criança estudou em escola pública, tem pais trabalhadores e viu no estudo a possibilidade para mudar sua vida. Quando encerrou o ensino médio, adentrou na faculdade de odontologia, mas seu anseio era outro.

“Nesse período eu trabalhei vendendo açaí e sorvete, depois decidi seguir no sonho por medicina, tranquei odontologia e saí do trabalho para estudar pro Enem; consegui nota para passar em uma faculdade no Rio Grande do Sul, mas não tinha condições de ir, então voltei a trabalhar por precisão e segui estudando.Trabalhava como repositor de mercadorias em um supermercado e estudava pela noite”, afirma Luís.

O investimento de tempo e dedicação somado ao apoio de pessoas próximas foram cruciais para Luís Eduardo atravessar a jornada de estudos e não desistir.

“Meus professores sempre estiveram comigo, em destaque o professor Clécio, que me encontrava no supermercado e sempre falando para eu persistir no sonho. Eu seguia métodos ativos, fazendo sempre revisões dos assuntos e avançando aos poucos. Na reta final, fazia muitos simulados para poder treinar a estratégia de prova também”, atesta ao F5. 

Depois de atravessar o período desde sua saída do ensino médio e sua decisão de estudar para cursar medicina, o jovem alcançou seu tão sonhado alvo.

“O processo de estudo foi difícil, muitos obstáculos, trabalhar e estudar é complicado, mas a persistência me fazia aprender, estudava finais de semana e sempre tentando melhorar. Com o apoio dos meus pais, da minha namorada, dos professores do programa pré universitário, consegui ser aprovado em medicina na UFS de Lagarto que é onde eu moro ", comenta Fontes.

Morando próximo da universidade onde dará os próximos passos rumo à vida profissional, o rapaz enxerga, em suas palavras, a materialização de um sonho.
 
“Eu precisava que fosse aqui para não precisar custear minha vida em outro lugar, e tudo isso fechou como uma benção de Deus e eu consegui”, descreve Luís ao portal.

Como exemplo a ser seguido por aqueles que também anseio pela medicina, Luís aconselha a persistir mesmo diante dos tempos maus.

“Persistam. É ter paciência. Foi o meu sexto Enem, dias ruins existiram, mas saiba que eles passam e você continua na luta, pois uma hora vai acontecer e tudo será um preço tão pequeno que você irá olhar pra trás e sorrir”, assegura Fontes ao portal F5 News.

Mais Notícias de Cotidiano
Marcello Casal JR/Agência Brasil
22/02/2025  15h01 Homem é preso por suspeita de furtar picanha de frigorífico em Propriá
FMA/Reprodução
22/02/2025  11h48 Boto-cinza é encontrado morto na Praia da Cinelândia, em Aracaju
Redes Sociais/Reprodução
22/02/2025  11h14 Luzes misteriosas no céu de Sergipe intrigam moradores; astrônomo explica fenômeno
Seasic
22/02/2025  10h00 Prazo para inscrição no CMais Vale Gás Sergipano encerra na próxima terça-feira
Marcello Casal JR / Agência Brasil
22/02/2025  09h14 Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 120 milhões

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado