Sistema de monitoramento climático de Aracaju é alvo de vandalismo
Cinco dos 33 dispositivos que integram o sistema foram danificados ou furtados Cotidiano | Por F5 News 14/08/2024 17h39 - Atualizado em 15/08/2024 07h19Nesta quarta-feira (14), o sistema ClimAju, utilizado para monitorar as condições climáticas em Aracaju, foi alvo de vandalismo e tentativa de furto, resultando em danos significativos.
De acordo com a Defesa Civil municipal, cinco dos 33 dispositivos que integram o sistema foram danificados ou furtados, comprometendo a capacidade de monitoramento em áreas críticas da cidade.
Entre os equipamentos afetados estão um sensor de deslizamento de terra no bairro América e cinco sensores de inundação localizados nos bairros Jardim Centenário, Capucho, na avenida Airton Teles e na ponte do povoado Quissamã, que faz divisa entre os municípios de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.
O sistema ClimAju é uma ferramenta vital para a Defesa Civil, fornecendo dados em tempo real que auxiliam na tomada de decisões preventivas em situações de risco, como a evacuação de áreas suscetíveis a desastres naturais.
Segundo o Tenente-Coronel Silvio Prado, diretor geral da Defesa Civil de Aracaju, a identificação dos equipamentos com adesivos não foi suficiente para impedir os atos de vandalismo. Ele destacou que a destruição ou furto desses dispositivos compromete a eficácia do sistema, afetando a segurança da população em áreas monitoradas.