Sindicato dos Bancários decide por "greves de surpresa"
Ação atingirá especialmente o Banese, que teria descumprido acordo Cotidiano 12/04/2012 17h08Por Fernanda Araujo
O Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb) reuniu-se nesta quinta-feira (12) em frente à agência do Banese da Rua João Pessoa, no centro de Aracaju, e decretou greve, de acordo com a decisão da assembleia geral de ontem. O presidente do sindicato, José Souza, afirma que os bancários do Banese e do Itaú paralisarão suas atividades por 24 horas. A Operação Carrossel, segundo ele, virá com uma série de greves de surpresa para o Banese.
“Esse banco foi o primeiro. Não vamos dizer nem o dia e nem o local. Entendemos que esta é uma forma do sindicato se defender. O banco está descumprindo o acordo que fez com o sindicato. A gente só está paralisando, a decisão de não abrir o banco é da sua diretoria. Assim que cumprirem o acordo, voltaremos a trabalhar normalmente”, esclareceu Souza. Para ele, o Banese não tem razão de descumprir o acordado com os sindicalistas sobre o Plano de Cargos e Salários. “O resultado em 2011 foi maior do que em 2010, ou seja, os banesianos fizeram a sua parte, agora quem tem que fazer é a diretoria do banco”.
Em relação ao banco Itaú da Rua João Pessoa, a paralisação ocorre em represália às más condições de trabalho. José Souza comentou que o banco está fazendo reformas irregulares, prejudicando funcionários e clientes. “Estão fazendo reforma no prédio do banco sem autorização da Emurb, do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e sem a atenção da Vigilância Sanitária. A reforma está sendo feita à noite, quando amanhece, os bancários e clientes convivem com poeira, cheiro de tinta e em situação de risco”, denuncia.
Questionado sobre a decisão em assembleia na última segunda-feira, 9, em não realizar a greve no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o presidente aponta que o banco ofereceu nova proposta, apesar de não resolver o problema. O BNB irá efetuar o pagamento de 2% na parcela adicional do PRL – Programa de Lucros e Resultados –, um crédito de aproximadamente R$ 1 mil para cada funcionário que será reposto no próximo dia 23.
Entretanto, diante do andamento das negociações com o BNB, o sindicato fará novamente uma assembleia geral hoje, para discutir a exigência do banco em pedir a devolução do adiantamento da parcela, alegando problemas no balanço. A reunião será a partir das 18h30, no auditório do sindicato, à avenida Gonçalo Prado Rollemberg, centro.
Foto: Mirella Matos
Acidente aconteceu no início da noite deste sábado (16) na entrada do Povoado Tiá
Capital sergipana deve ter dia com céu parcialmente nublado, mas sem chuvas
Atividades físicas, mesmo as mais leves, realizadas horas antes dos testes podem melhorar a velocidade de processamento da memória
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites
O evento, que reunirá clientes, influenciadores e representantes da imprensa