Sergipe registra, em média, dois casos de violência sexual por dia
Maternidade orienta sobre quais são os cuidados imediatos com vítimas; confira Cotidiano | Por F5 News 09/06/2021 06h00Em média, duas vítimas de violência sexual dão entrada todos os dias na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, referência no atendimento às vítimas desse tipo de crime em Sergipe. É o que aponta um levantamento divulgado esta semana pela instituição.
De janeiro a maio deste ano, foram registrados 356 atendimentos a vítimas de violência sexual na unidade, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES). A maior parte das vítimas tem entre 5 e 11 anos de idade e, muitas delas, chegam à maternidade para atendimento num período considerado tardio (mais de 72 horas do ato)
“É importante que a família, a comunidade, os órgãos de apoio à criança e ao adolescente em situação vulnerável (de risco) estejam unidos a favor da prevenção e proteção desses indivíduos. É preciso ficar alerta aos primeiros sinais que são expressos (gestos, palavras e mudança de comportamento) e realizem as orientações e encaminhamentos necessários a fim de garantir uma assistência integral a essas vítimas”, orienta a técnica de enfermagem, Meirivânia Mendonça de Lima.
Tipos de Violência Sexual
Os atos de violência contra crianças e adolescentes são crimes previstos no Código Penal Brasileiro e precisam ser denunciados. As denúncias podem ser feitas através do disque 100, 180 ou no conselho tutelar mais próximo.
A violência pode ocorrer no âmbito familiar, escolar, entre amigos, na rua, etc. Saiba como definir essas ações:
Abuso Sexual – É toda ação de um maior de idade contra a população infanto-juvenil, que nessa fase de desenvolvimento emocional e intelectual, ainda não tem condições de consentir livremente tal ação.
Exploração Sexual – Consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de satisfação sexual, através do oferecimento de dinheiro.
O Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual, conta com uma equipe multiprofissional e qualificada composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e demais membros de apoio assistencial qualificado. O atendimento funciona 24h, de domingo a domingo.
O telefone de contato para o Serviço de Atendimento a vítimas de Violência Sexual da MNSL é (79) 32258650/ 3225.8679. A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes fica localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 5.700.