Sergipe registra 100% de alunos concluintes inscritos no Enem 2024
Estado obteve um aumento de 34,7% de alunos inscritos concluintes do ensino médio em relação a 2023 Cotidiano | Por Agência Sergipe 05/11/2024 16h27Sergipe segue se destacando por conta da participação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Em mais um dado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o estado obteve um aumento de 34,7% de alunos inscritos concluintes do ensino médio em relação a 2023, chegando à marca de 100%.
No ano de 2023, Sergipe somou um total de 65,3% de alunos inscritos no Enem que estavam concluindo o terceiro ano do ensino médio. Já neste ano de 2024, segundo dados divulgados pelo Inep, 100% dos alunos concluintes realizaram sua inscrição para o exame. Do total de 1,66 milhão de concluintes inscritos, 22.069 são do estado de Sergipe.
Para a coordenadora do Serviço de Ensino Médio da Secretaria da Educação e da Cultura do Estado de Sergipe (Seduc), Quitéria Barros, essa porcentagem mostra o resultado dos movimentos realizados pelos serviços de Ensino Médio. “Eles se deram juntamente ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) e o Pré-Universitário (Pré-Uni), além de todos que fazem parte das diretorias regionais de educação e gestores escolares. Podemos considerar o esforço da rede como algo extremamente significativo e exitoso para com essa porcentagem”, disse ela.
Primeiro dia de provas
Os dados gerais apontam que dos 4.325.960 inscritos no Enem em todo o país, 73,9% estiveram presentes no primeiro dia de prova. Tal número é o recorde de presença nos últimos três anos, diminuindo o número de abstenções de 28,1% em 2023 para 26,6% em 2024.
Em Sergipe, segundo a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, o índice de abstenção entre os alunos que utilizaram o transporte público oferecido pela Seduc foi zero, o que evidencia o compromisso dos estudantes. “A adesão dos alunos foi completa, e isso nos traz grande satisfação. Preparamos toda a logística para que todos tivessem segurança e pontualidade, e o comprometimento dos estudantes foi uma resposta positiva para nossa equipe”, ressaltou.
Além do transporte, a Seduc, em parceria com o Programa Pré-Universitário (Pré-Uni), ofereceu uma estrutura de suporte aos candidatos, incluindo distribuição de água, lanche e caneta nos locais de prova e pontos de apoio para garantir o bem-estar dos estudantes. Em Aracaju, os alunos também tiveram acesso ao passe livre no transporte público nos dias de prova, e o Programa Acolher colaborou na recepção, com incentivo e suporte emocional.
No primeiro dia do Enem, os estudantes responderam a questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. Este ano o tema da redação, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, trouxe reflexões que exigiram dos candidatos um olhar crítico sobre a atualidade e o contexto histórico-cultural. A temática foi trabalhada ao longo do ano letivo nas salas de aula, e também na ‘Revisão Final’ promovida pela Seduc na sexta-feira anterior ao exame.
Os estudantes tiveram 5 horas e 30 minutos para resolver as questões e escrever a redação, o que representou um desafio acadêmico e reflexivo. Para assegurar que tudo ocorresse de maneira tranquila, a Seduc também mobilizou equipes em pontos de apoio nos 33 municípios onde o exame foi realizado.
Neste ano, além dos alunos do 3º ano, o Enem em Sergipe teve a participação de estudantes do 2º ano e de egressos que já concluíram o ensino médio. Os estudantes do 2º ano aproveitaram a oportunidade para se familiarizar com o formato do exame, enquanto os egressos buscaram no Enem uma chance de ingressar no ensino superior.