Seed é pioneira no uso das mídias sociais na promoção da educação vocal
Mais de 5 mil educadores já foram beneficiados pelo programa Cotidiano 27/10/2011 13h51A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vem investindo, de forma pioneira, nas redes sociais para promover a educação vocal dos professores. O Programa Educação Vocal, desenvolvido pela Rede Qualivida da Seed, foi criado em 2008 e nasceu nas escolas visando promover a saúde vocal dos docentes. O autocuidado na comunicação na sala de aula, por meio de oficinas de voz e expressividade oral, e a certificação Escola amiga da voz e pesquisas científicas fazem parte das atividades desenvolvidas pelo programa. Agora o projeto ganhou a internet, democratizando o acesso à informação. Além disso, passou a ficar mais próximo dos professores e alcançar um número ainda maior de educadores.
A ideia nasceu de uma reunião entre o Núcleo de Novas Mídias da Assessoria de Comunicação da Seed e a Coordenação do Programa. Juntos, os funcionários construíram um plano de ação e passaram a produzir vídeos que serão postados por um período de três meses. Em cada gravação, Neuza Sales, fonoaudióloga do programa, experiente em mídia training, discorre sobre um tema previamente selecionado, de forma coloquial e acessível a qualquer usuário da rede. Os vídeos, com tempo médio entre três e cinco minutos, foram gravados no formato de esquete, comum na televisão e no rádio. A divulgação ocorre por meio dos perfis oficiais das redes sociais facebook, yutube e twitter, publicação no Portal da Seed e do mailing list.
Neuza Sales ressalta a ação de divulgar na web informações com aplicabilidade prática. "Os vídeos vêm provocando os usuários da rede a uma reflexão e discussão sobre a educação da saúde vocal. A proposta é que cada professor, de qualquer lugar do mundo, passe a praticar o autocuidado vocal", explicou.
Um minuto de silêncio, hidratação, retirada ou substituição da sirene, redução do ruído ambiente, limpeza das salas sem vassoura, utilização de quadro branco, reorientação da quantidade de alunos por sala de aula e melhoria da distribuição das carteiras, limpeza dos ventiladores e retirada do excesso de papéis, cartazes e livros, além de estratégias didáticas para mobilização dos alunos são algumas das orientações.
O coordenador da Rede QualiVida, Silvio Oliveira, afirma que a intenção do programa é motivar a educação vocal nas escolas da Rede Estadual de Ensino, já que os educadores estão entre os profissionais que mais apresentam disfonias. Desde 2008, quando foi criado, o Programa de Educação Vocal já atendeu a mais de 5 mil professores. Eles participaram de diversas atividades do programa, a exemplo das oficinas de voz, das palestras e da pesquisa "Disfonia Vocal na Rede Estadual de Ensino".
Grupo havia utilizado um táxi para cometer o crime, que ocorreu em Nossa Senhora do Socorro
A ação é fundamental para garantir um ambiente limpo e organizado durante o evento
Ferramenta será coordenada pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação
Estado obteve um aumento de 34,7% de alunos inscritos concluintes do ensino médio em relação a 2023
Atendimentos gratuitos estão disponíveis online e nos cartórios; biometria requer agendamento