Resun do campus do Sertão da UFS retoma atividades após suspeita de surto alimentar
Serviços retornam após laudos descartarem contaminação nos alimentos Cotidiano | Por F5 News 15/11/2024 10h48 - Atualizado em 15/11/2024 10h57Após oito dias de suspensão, os serviços de alimentação do Restaurante Universitário (Resun) do campus Sertão, em Nossa Senhora da Glória, serão retomados na próxima segunda-feira (18). A decisão foi anunciada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) nesta última quinta-feira (14), após uma série de análises e medidas realizadas para garantir a segurança alimentar no local.
A interrupção, iniciada no dia 6 de novembro, ocorreu devido à suspeita de um surto alimentar registrado no campus. A empresa responsável pelo fornecimento das refeições enviou amostras dos alimentos para um laboratório de análises clínicas, que não identificou indícios de contaminação ou relação com o surto. Além disso, laudos emitidos pelas Vigilâncias Sanitárias de Nossa Senhora da Glória, Itabaiana e do Governo do Estado atestaram a segurança sanitária do ambiente, bem como dos equipamentos utilizados no preparo das refeições.
Durante o período de interrupção, a UFS informou que distribuiu bolsas-alimentação no valor de R$ 100 para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como forma de apoio para custear despesas relacionadas à alimentação.
Embora o retorno das atividades tenha sido confirmado, a UFS informou que as investigações para identificar as causas do surto alimentar do dia 5 de novembro continuam. Seguindo o protocolo para casos de suspeita de surto, foram realizadas coletas de amostras clínicas dos pacientes afetados, que estão sendo analisadas em laboratório.
A Vigilância Sanitária local também solicitou que os estudantes que receberam atendimento médico retornem às unidades de saúde para orientações relacionadas à coleta de novas amostras. Além disso, na próxima semana, serão realizados novos testes de qualidade na água que abastece o campus.