Rainha da altura: Maria Feliciana morre em Aracaju
Aos 77 anos, ela estava tratando uma pneumonia em hospital particular Cotidiano | Por F5News 27/04/2024 16h31 - Atualizado em 28/04/2024 09h22Sergipe perdeu neste sábado (27) Maria Feliciana, sergipana que já foi considerada a mulher mais alta do mundo. Ela estava internada em um Hospital Particular de Aracaju onde tratava uma pneumonia.
A informação foi confirmada por familiares, mas ainda não há confirmação sobre o horário e local do velório nem do sepultamento.
Natural de Amparo do São Francisco, Maria Feliciana é descendente de uma família conhecida pela altura, seu pai, Antônio Tintino da Silva, tinha 2,40m, sua avó paterna, 2,30m. Com ela, é claro, não seria diferente.
Ela nasceu em 1946 e até os 16 anos teve um desenvolvimento considerado na média para a idade. Mas a partir daí, Maria Feliciana cresceu de uma forma que chamou atenção, chegando a medir 2,25m, o que lhe rendeu o título de “Mulher mais alta do mundo”, que perdurou por anos.
A sergipana coleciona algumas homenagens e entrou definitivamente para o imaginário popular, ao ser o apelido do Edifício Estado de Sergipe, sede do Banese e o mais alto à época, usualmente chamado de Edifício Maria Feliciana.
Mais recentemente, uma estátua dela passou a integrar o acervo do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.
Maria Feliciana ainda dedicou parte de sua vida ao esporte. Integrou a Seleção Sergipana de Basquete, onde logo seguiu a carreira em Porto Alegre (RS), competindo pela Confederação Brasileira de Desportos Universitários em 22 jogos.