Quantas pessoas estão aptas a tomar 3ª dose contra Covid-19 em Sergipe?
Início da nova fase em todo o país está prevista para segunda quinzena de setembro Cotidiano | Por F5 News 27/08/2021 15h20 - Atualizado em 27/08/2021 16h45A campanha de vacinação contra Covid-19 ganhará nova fase em Sergipe, a partir de setembro. O Ministério da Saúde definiu esta semana a aplicação de dose de reforço da vacina em idosos com 70 anos ou mais já imunizados com a 2ª dose ou dose única há pelo menos seis meses e pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose (ou dose única) há pelo menos 28 dias.
O início da nova fase em todo o país está prevista para a segunda quinzena de setembro, mas a aplicação da dose adicional em Aracaju e demais municípios sergipanos avançará conforme o envio de imunizantes pelo governo federal, o que não ocorreu até o momento, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Em Sergipe, 48.618 pessoas tomaram a 2ª dose da vacina até 31 de março deste ano, ou seja, completam seis meses de imunização em setembro e ficam aptas a receber a 3ª dose já no próximo mês. As 39.485 pessoas que tomaram dose única da Janssen ainda não devem ser incluídas porque têm menos de um semestre desde a vacinação.
A estimativa foi calculada pelo F5 News, com base em dados do Vacinômetro disponibilizado na data de referência pela SES. A quantidade de sergipanos que poderão receber a terceira dose ou reforço da dose única aumentará a cada mês, à medida em que cada pessoa complete seis meses desde que finalizou o esquema vacinal.
No caso da capital sergipana, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que está fazendo levantamento de público e aguarda definição do Estado para iniciar cronograma.
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, a alternativa deverá ser feita com as vacinas de vetor viral, Janssen ou Astrazeneca.