Quadriciclos infernizam banhistas de praias de Aracaju
Cptran fará fiscalização nas praias de Aracaju Cotidiano 07/02/2012 13h44
Por Márcio Rocha
Os quadriciclos, veículos similares a motocicletas sobre quatro rodas, projetados para andar em terrenos acidentados e áreas internas de propriedades rurais, estão se tornando uma constante nas praias do litoral sergipano. É muito comum ver esse tipo de veículo transitando pelas areias das praias, com duas, três, até quatro pessoas a bordo.
O veículo, que custa entre 10 e 40 mil reais nas mais variadas cilindradas, tem uma restrição de uso, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, limitados a sítios, fazendas e áreas fechadas de propriedade particular.
Na situação de circulação em área urbana, o quadriciclo só poderá ser utilizado em caso de portadores de deficiência física, mediante autorização do órgão regulador de trânsito local. No entanto, para circular, o veículo necessita de adaptações e o condutor deve usar capacete.
Pela lei, o quadriciclo só pode levar uma pessoa. Contudo, o que se vê nas praias de Aracaju é o contrário. Os veículos circulam livremente sem nenhum tipo de fiscalização. As praias do Robalo e Viral são as mais visitadas pelos condutores. O abuso da ilegalidade em usar o veículo chega a ponto de crianças surgirem nas praias, pilotando esses veículos de alta tração, cilindrada e velocidade.
Não apenas quadriciclos são vistos transitando pelas areias das praias. É comum ver veículos de médio porte como picapes com tração nas quatro rodas indo pela areia até a praia do Viral. Muitos motoristas também trafegam em alta velocidade com as picapes pelas praias, fazendo manobras arriscadas, como cavalos de pau, em frente aos banhistas.
O representante do Departamento de Trânsito de Sergipe (DETRAN), jornalista Acival Gomes, afirmou ao F5 News que a equipe da Companhia de Policiamento de Trânsito (Cptran) fará a fiscalização nas praias para encontrar os usuários de quadriciclos e picapes que estiverem transitando irregularmente pelo local. O trânsito de veículos nas praias, sejam quais forem, é proibido por lei, ficando os condutores sujeitos a punições.
52 apostas acertaram cinco números e levaram R$ 34.367,81
Há suspeita de vítimas
Comitê operacional atendeu ocorrências em diversas regiões da capital sergipana
Pesquisas mostram como o organismo se beneficia da ingestão frequente de vinagre de maçã e apresentam ressalvas para o consumo desse produto
Uso inadequado de telas pode prejudicar a capacidade intelectual das crianças