Prova para concurso do Magistério é aplicada com tranquilidade | F5 News - Sergipe Atualizado

Prova para concurso do Magistério é aplicada com tranquilidade
Cotidiano 02/04/2012 14h13


 

Durante a manhã e a tarde do último domingo, 1º, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), e a Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), aplicou a prova objetiva do concurso para o Magistério para os mais de 32 mil candidatos inscritos. Eles concorreram a uma das 1.700 vagas abertas para professor da Rede Estadual de Ensino. Apesar  da grande movimentação de pessoas e de a aplicação da prova ocorrer simultaneamente em cinco municípios, a avaliação se deu com tranquilidade e sem grandes problemas.

Pela manhã, 17 mil pessoas fizeram a prova. Já no turno da tarde, mais de 15 mil pessoas, entre pedagogos e licenciados em Letras Português, movimentaram as 31 instituições de ensino que foram preparadas para recebê-las. Para conferir o andamento dos trabalhos, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, visitou o Colégio Estadual Atheneu Sergipense e o Colégio Estadual Presidente Costa e Silva.

 "Tudo ocorreu conforme o planejado. Não houve atrasos na aplicação das provas. Os candidatos que solicitaram aplicação especial, como prova ampliada, leitor ou mesmo adaptação por causa de deficiência motora foram todos atendidos. Além disso, foram raros e até abaixo do esperado casos como impossibilidade de entrada devido a atraso ou falta da documentação exigida. Foi uma aplicação de prova tranquila", analisa o secretário Oliveira Júnior.

 Estrutura planejada

A tranquilidade nas provas foi resultado dos esforços conjuntos da comissão do concurso, formada por membros da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese), além de todo o planejamento da fundação responsável pela aplicação.

 "Tomamos cuidado para evitar tumulto, por isso a Funcab sugeriu e a comissão acatou a divisão da aplicação da prova por turnos. Por isso, 17 mil pessoas fizeram a prova pela manhã e 15 mil pela tarde. Se não fosse assim, todos os 32 mil candidatos fariam no mesmo turno, movimentando mais as escolas", explica Silvio Lutz, coordenador de Projetos e Concursos da Funcab.

Para atender aos candidatos, Zélia Maria Apóstolo, gerente geral de Recrutamento e Movimentação de Servidores do Governo do Estado, aponta que foram contratadas cerca de 2,5 mil pessoas para trabalhar como fiscais e coordenadores. "Quanto à estrutura física, contamos com 31 instituições para receber os candidatos, incluindo três campus da UNIT e cinco didáticas da UFS. Todas elas foram escolhidas pela localização acessível e segura, capacidade de pessoas por sala, além de boas instalações", revela a gerente.

A organização também planejou o atendimento a necessidades especiais de deficientes e lactantes. "Ao todo, 220 pessoas que se declararam deficientes estão concorrendo e receberam o tratamento adequado para realizar a prova. Também reservamos uma estrutura diferenciada para auxiliar e fiscalizar as mães que precisam amamentar", revela a superintendente de Recursos Humanos, Andrea Macedo.

Houve o caso, inclusive, de uma mãe que deu à luz na véspera do concurso, dia 31. "Nós conseguimos atendê-la dentro da maternidade. Assim, a comissão do concurso verificou o lacre da prova dela antes da saída e ao chegar à maternidade. Até para o caso dessa mãe não houve atraso. Tomamos cuidado, inclusive, de reservar duas fiscais do sexo feminino para acompanhar essa mãe, que precisou amamentar o bebê", revela Tatiana Frosi, advogada da Funcab.

Resultados

 

Na próxima terça-feira, 3 de abril, os candidatos já poderão conferir os gabaritos e, se for o caso, já ir preparando recursos, que deverão ser apresentados entre os dias 4 e 5 do mesmo mês. A divulgação da resposta aos recursos e as notas da prova objetiva acontecerá em 23 de abril. Por sua vez, a nota da redação sairá no dia 3 de maio, e o pedido de revisão será entre 4 e 7 do mesmo mês.

Já o dia 17 de maio, além de ser a data do resultado final da redação, será marcado por uma nova etapa da seleção: a prova de títulos. Nesse dia, os candidatos que passarem na primeira etapa serão convocados para entrega dos títulos, exceto para o cargo de professor de educação básica, os quais atuarão na educação especial. Na mesma data, haverá a convocação para prova prática para quem se inscreveu para atuar na educação especial. Estes devem atentar para o cronograma específico para a prova prática e de títulos.

Foto: Victor Ribeiro/Seplag
Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução
16/11/2024  18h12 Confira como a tolerância pode melhorar inclusive a sua vida profissional
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites
Divulgação
16/11/2024  15h50 Casa Hábyto lançará coleção de alto verão da marca italiana Diesel
O evento, que reunirá clientes, influenciadores e representantes da imprensa
PMSE/Reprodução
16/11/2024  12h11 Acidente deixa motociclista ferido na SE-270 em Salgado (SE)
Colisão transversal entre carro e moto ocorreu na manhã deste sábado (16)
Maria Odília/Seduc/Reprodução
16/11/2024  09h35 Programa Sergipe no Mundo embarca mais 19 alunos para intercâmbio nos EUA e no Canadá
Os alunos da rede pública ficarão 30 dias numa imersão educacional e cultural
PMSE/Reprodução
16/11/2024  09h16 Polícia Militar realiza o sonho de uma criança no Hospital e Maternidade de Santa Isabel
O menino passa por tratamento médico há aproximadamente dois anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado