Primavera em Sergipe: o que acontece no menor estado do Brasil
Bióloga explica aspectos característicos da estação que se manifestam no estado Cotidiano | Por F5 News 02/11/2024 15h00Na estação mais colorida do ano, desabrocha a flora, a qual traz consigo um aspecto de formosura e serenidade,. Mas a primavera se caracteriza também pelo clima seco e a mínima presença de chuvas. Mas você já se perguntou como essa estação se manifesta em Sergipe? Para responder a essa pergunta o F5 News conversou com a bióloga sergipana Maracy Alves Silva.
Ao mencionar os biomas predominantes no estado sergipano, tais como a caatinga e o que resta da mata atlântica em unidades de conservação, Maracy diz que as espécies nativas da região florescem na estação. “Na primavera, verifica-se nestes biomas uma vegetação mais verde e a presença da abertura de flores nativas da região, como bromélias e orquídeas na Mata Atlântica, e cactos na caatinga”, disse ao F5 News.
A presença expressiva de animais polinizadores também marca a primavera sergipana. “Abelhas, borboletas e pássaros como o beija- flor se tornam mais ativos, atraídos pelo brotar das flores, fazendo com que as plantas possam brotar em outros locais”, disse ainda a bióloga ao portal.
“Além disso, o aumento na temperatura e na luminosidade observados na primavera favorece a reprodução de várias espécies que dependem dos manguezais, ecossistema característico do litoral sergipano, como o caranguejo-uçá que inicia a reprodução no final da primavera, e o peixe robalo. A maré alta, característica desse período, também facilita a dispersão de sementes, larvas e outras formas reprodutivas”, complementa Maracy.O F5 ainda perguntou à bióloga como ela definiria a primavera em Sergipe: “Uma estação do ano pouco característica, com clima quente e poucas chuvas, mas na qual podemos apreciar as plantas mais floridas e desfrutar das belezas do estado, como praias, rios e cânions”.