Pré-Caju 2024: Emsurb realiza isolamento de equipamentos turísticos na Orla
Visa garantir a proteção do patrimônio público durante mais uma edição da festa Cotidiano | Por Agência Aracaju 07/11/2024 16h24 - Atualizado em 07/11/2024 16h28A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou, nesta quinta-feira, 7, o isolamento de monumentos e equipamentos turísticos ao longo da Orla da Atalaia. Esse procedimento, parte do plano operacional do órgão, visa garantir a proteção do patrimônio público durante mais uma edição do Pré-Caju, que acontece neste final de semana, de 8 a 10, no cartão-postal da capital sergipana.
Na Praia da Cinelândia, onde a festa começa, e em outros pontos ao longo da avenida Santos Dumont, profissionais da Emsurb instalaram grades disciplinadoras e barricadas para proteger o letreiro “Eu Amo Aracaju”, as esculturas de bronze dos monumentos aos “Formadores da Nacionalidade” e “Personalidades Sergipanas”, além das áreas onde estão localizados os cajus e a réplica do Caranguejo Gigante na Passarela do Caranguejo.
“Durante o Pré-Caju, além de zelar pela mobilidade e o bem-estar do público, a Prefeitura está atenta à proteção do patrimônio público. Esse trabalho visa inibir qualquer ação transgressora, contando com o apoio da Guarda Municipal”, explicou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.
Próximo ao Camarote Aju serão instaladas placas de metal para proteger o Oceanário e o Mundo Maravilhoso da Criança, que também contará com disciplinadores. A escultura “Dança: Apelo à Natureza”, do artista plástico Deolando Vieira, localizada no canteiro central da Orla, e as estruturas do Natal Iluminado também receberão isolamento. O Centro de Arte e Cultura J. Inácio, situado próximo à área de dispersão dos blocos, será protegido com fechamento metálico.
“É importante destacar que essas estruturas de proteção estão em conformidade com o Decreto Municipal nº 7.545, de 22 de março de 2024, que proíbe a perfuração do piso dos calçadões e do asfalto da avenida por toda a extensão da Orla para montagem de palcos, bares, tendas para comércio de alimentos e bebidas ou para qualquer outra finalidade”, informou o diretor de Orlas e Parques, Raphael Barreto.
Banheiros químicos
Como parte do planejamento para o Pré-Caju 2024, a Emsurb instalou 500 banheiros químicos, sendo 480 tradicionais e 20 adaptados para pessoas com deficiência (PCD) ao longo do percurso da festa. “Os equipamentos foram distribuídos em pontos estratégicos para oferecer comodidade aos foliões e turistas”, concluiu o diretor.