Porto da Folha encerra último lixão ativo de Sergipe
Município formaliza fechamento do último lixão ativo; Sergipe se junta a Pernambuco e Alagoas como exemplo no Brasil Cotidiano | Por F5 News 16/01/2025 16h39
O município de Porto da Folha formalizou o fechamento do último lixão ativo do estado de Sergipe, por meio da assinatura do Pacto de Preservação Ambiental, nesta última quarta-feira (15). Com esse passo, Porto da Folha se une a outros 35 municípios sergipanos que já haviam fechado seus lixões. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16).
Segundo o Ministério Público de Sergipe (MPSE), o fechamento do lixão representa uma importante medida para a adequação do estado às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e é visto como um avanço significativo para a preservação ambiental e a saúde pública.
Com essa ação, Sergipe se torna o terceiro estado do Brasil, junto com Pernambuco e Alagoas, a eliminar completamente os lixões municipais.
Apesar do fechamento, a eliminação dos lixões é apenas o primeiro passo. O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC-SE), Eduardo Santos Rolemberg Côrtes, ressaltou que a gestão ambiental pública ainda enfrenta desafios, como a implementação de sistemas eficientes de coleta, educação ambiental e estruturação da coleta seletiva. Ele também reforçou a necessidade de reflexão sobre os impactos da degradação ambiental.