Páscoa: consumo exagerado de chocolate pode prejudicar as crianças
Cotidiano 02/04/2012 16h11Por Adriana Meneses
Para os adultos, a Páscoa é uma época de renovação, ressurreição e de perspectivas de uma vida nova, mas para as crianças de modo geral, essa festa tem um significado diferente. Para os pequenos, é tempo de festejar o coelhinho da Páscoa, ganhar ovos de chocolates enormes, e passar dias e dias tentando devorar esses agradinhos que geralmente são ofertados pelos pais, tios, padrinhos e amigos. Porém todos esses mimos embalados em lindos papéis coloridos podem trazer um estrago enorme à saúde das crianças, se consumidos sem cautela e em exagero.
É o alerta que faz a pediatra Glória Tereza (foto). Segundo a médica, durante o período da Páscoa as crianças costumam consumir chocolate demasiadamente, causando com isso indigestões, diarréia, náuseas, vômitos e até mesmo infecções intestinais. Ela informa que situações como essas podem ser evitadas se os pais tiverem mais cuidado quanto ao consumo do chocolate pelas crianças, como a quantidade que deve ser ingerida diariamente que fica entre 10 e 20 g.
Uma dica importante para evitar tais transtornos, de acordo com a pediatra, é evitar a compra de ovos de chocolates enormes e em grandes quantidades. Ela acredita que dividir o doce pascal entre um brinquedo e um chocolate menor pode trazer menos consequências danosas à saúde da criança. “Os pais devem ficar atentos a isso. As crianças ficarão mais contentes e esbanjando mais saúde se os pais utilizarem a tática do brinquedinho junto com o pequeno ovo de chocolate. Isso funciona bem”, disse.
A pediatra alerta ainda que, em caso de algum tipo de má digestão em virtude da ingestão exagerada do chocolate, o ideal é excluir de imediato o consumo do produto, oferecer para a criança alimentos leves e beber muita água. Caso o vômito e a diarréia persistam, é necessário procurar uma urgência médica.
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites
O evento, que reunirá clientes, influenciadores e representantes da imprensa
Colisão transversal entre carro e moto ocorreu na manhã deste sábado (16)
Os alunos da rede pública ficarão 30 dias numa imersão educacional e cultural
O menino passa por tratamento médico há aproximadamente dois anos