Pai de jovem morto por policiais em Aracaju pede por justiça | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Pai de jovem morto por policiais em Aracaju pede por justiça
José afirma que o filho não reagiu durante abordagem policial e considera uma “covardia”
Cotidiano | Por F5 News 29/10/2024 15h58 - Atualizado em 29/10/2024 16h01


Na tarde desta terça-feira (29), imagens de câmeras de segurança revelaram o momento em que Ithalo dos Santos Nascimento, de 25 anos, foi alvejado e morto por policiais militares do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), logo após sair de uma loja de conveniência de um posto de combustíveis no bairro Coroa do Meio, em Aracaju. O episódio, ocorrido na noite da última segunda-feira (28), gerou comoção e protestos entre familiares e amigos de Ithalo, que questionam a abordagem policial.

José Santana, pai de Ithalo, concedeu uma entrevista à TV Atalaia após visualizar as imagens das câmeras de segurança. Ele classificou a ação dos policiais como uma "covardia" e acusou a corporação de ter executado seu filho sem que ele apresentasse qualquer tipo de reação. 

“Covardemente. Você vê que eu não escutei áudio, mas quando viu que os policiais começaram a conversar com ele, ele não reagiu. Ele simplesmente foi com a mão no bolso, o capacete do lado, saiu de banda. E na hora que o projétil acertou nele, foi na hora que ele saiu para frente. Ele não foi em cima de ninguém. Veja a reação desse jovem. E veja a ação desses policiais. Se foi covardemente ou não foi? Foi execução. Ele não reagiu a nada, ele não fez nenhum tipo de reação contra a guarnição”, desabafou José, questionando a postura dos agentes envolvidos na ação.

"Ele não fez nada, não esboçou nenhuma reação. Um profissional, um perito, vai ver essas imagens e vai dar a resposta ao povo. Pouco antes da minha entrevista eu disse que a verdade viria à tona. E hoje, você está vendo a verdade da covardia que a polícia fez com meu filho”, continuou o pai a vítima.

José revelou ainda que Ithalo, recentemente, demonstrava sinais de ansiedade e apresentava um comportamento depressivo, além de ter manifestado um pressentimento de que algo ruim pudesse acontecer.

“Ele estava muito depressivo e com ansiedade. Chegou lá em casa ontem de manhã e disse: ‘Meu pai, vim aqui tomar um café com o senhor’. Ele me abraçou, me beijou e disse: ‘Pai, o homem que eu confio na terra é o senhor’. Eu disse: ‘Por que você não vem morar comigo, meu filho?’ E ele respondeu: ‘Eu vim, pai’. Mas ele não veio mais. [...] Ele estava com um pressentimento de que algo ia acontecer, deixou mensagens bíblicas para nós”, contou.

A SSP garantiu que as autoridades da Segurança Pública de Sergipe seguirão com as devidas apurações para elucidar todos os detalhes da ocorrência, reafirmando o compromisso com a transparência no processo investigativo, ao tempo em que frisam que lamentam toda e qualquer vida ceifada.

Confira o vídeo: 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação SSP
24/11/2024  15h28 Corpo de jovem desaparecido é encontrado em açude em Riachão do Dantas
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
24/11/2024  11h51 Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até a próxima sexta (29)
Reprodução Redes Sociais
24/11/2024  11h14 Competidora é atropelada durante Ironman em Aracaju
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
24/11/2024  09h46 Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
EatingWell/Ilustrativa
24/11/2024  09h45 Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bilhões por ano

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado