Operação investiga combustíveis e fraudes em postos da Grande Aracaju
Procon, Polícia Civil e ANP fiscalizam quatro postos e coletam amostras para análise Cotidiano | Por F5 News 18/09/2024 15h13Na manhã desta quarta-feira (18), o Procon Sergipe, a Polícia Civil e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizaram uma fiscalização com o objetivo de investigar denúncias sobre a qualidade do combustível e possíveis fraudes volumétricas em postos da Grande Aracaju.
A operação ocorreu em quatro postos de combustíveis localizados nos bairros Farolândia, São José e Salgado Filho, em Aracaju, além de um posto em Nossa Senhora do Socorro.
Os fiscais da ANP realizaram três tipos de testes para verificar a qualidade dos combustíveis: o teste da proveta, que avalia o teor de etanol na gasolina e sua massa específica; um teste para medir o teor alcoólico no etanol; e uma análise da massa específica e do aspecto do diesel.
O Procon/SE, por sua vez, verificou o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC), incluindo a presença do CDC físico nos estabelecimentos, a precificação correta dos produtos e a validade dos alvarás de funcionamento.
A Polícia Civil está encarregada de investigar possíveis infrações penais, com foco em eventuais fraudes na qualidade dos combustíveis oferecidos aos consumidores. As amostras coletadas durante a operação foram encaminhadas ao laboratório da ANP para análises mais aprofundadas. Ainda não há previsão para a divulgação dos resultados.