Operação “Deso pega ladrão” flagra desvio de água em três fazendas
Segundo a SSP, há 20 casos na região de Simão Dias e Poço Verde Cotidiano 27/01/2012 11h41Por Fernanda Araujo
Uma ação conjunta com a Polícia Civil e a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) flagrou na última quinta-feira (26) três fazendeiros que roubavam a água que abastecia povoados de Simão Dias e Poço Verde. A operação “Deso pega ladrão” constatou a utilização de água para construção de açudes nas propriedades, projetos de irrigação e venda em caminhões-pipas.
Sob fortes reclamações de falta de água por moradores dos povoados, a Deso foi até o local para verificar o ocorrido e constatou o crime. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE), a Deso levou a denúncia ao Ministério Público Estadual que entrará com ação civil pública para regularizar a situação e mais tarde punir os acusados criminalmente.
“O Ministério Público foi lá, juntamente com a Deso e a equipe de criminalística, e flagrou a ação, mas os proprietários ainda não foram presos. O delegado da região disse que há mais de 20 casos de roubo de água naquela região. Além disso, tem uma ação no MP sobre isso que corre há dez anos”, informa o assessor Paulo Rolemberg.
Considerado um crime qualificado, os fazendeiros furaram a tubulação e desviaram a água que deveria abastecer os povoados de Simão Dias e Poço Verde. O presidente da Deso, Bosco Mendonça, informou que o relatório policial deve ser encaminhado ao promotor de Lagarto, Eduardo Matos, e que a operação terá continuidade nas regiões do Alto Sertão, onde também há reclamações de moradores.
Operação pega ladrão
Com o objetivo de coibir o desvio de água, a operação da Deso em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe se iniciou em Aracaju nos bairros Atalaia e Coroa do Meio. Na manhã de ontem (26) a ação chegou aos povoados Triunfo, Simão Dias, Poço Verde, Tabuleiro e São José e dará continuidade no sertão sergipano.
Cenário de instabilidade é registrado em todo território sergipano. SMTT orienta sobre vias intransitáveis
Até o momento, não foi encaminhado à Defesa Civil estadual qualquer tipo de ocorrência grave
A decisão ocorre em decorrência das chuvas e visa garantir a segurança
A ação acontecerá durante a partida entre Flamengo e Boavista, na Arena Batistão
Medida se deve para organização do trânsito por causa da obra do complexo viário