O que se sabe sobre incêndio no Hospital Nestor Piva, em Aracaju
Já houve registro de quatro pacientes mortos; mais quatro estão em estado grave Cotidiano | Por Laís de Melo 28/05/2021 11h36 - Atualizado em 28/05/2021 19h50Quatro pacientes faleceram em decorrência do incêndio registrado na manhã desta sexta-feira (28) no Hospital Nestor Piva, na zona norte de Aracaju. Diante da necessidade de evacuação e isolamento total da UPA, 35 pacientes que estavam internados foram transferidos para demais unidades hospitalares da capital. No Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), outros quatro pacientes estão em estado grave.
Ainda não foi divulgada a identidade do paciente que faleceu. Profissionais da saúde e trabalhadores da unidade auxiliaram na retirada dos pacientes de dentro do hospital no momento do incêndio, e alguns chegaram a passar mal após inalar muita fumaça. Os profissionais receberam atendimento médico ainda no local.
Além do Huse, as transferências foram destinadas para unidades de retaguarda da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), como. Hospital da Polícia Militar (HPM), Hospital Santa Izabel, Senhor dos Passos, Primavera ,Hapvida, Fernando Franco e leitos do Caps Jael Patrício. Demais usuários do SUS que recebiam atendimento porta aberta e funcionários que inalaram fuligem também foram transferidos pelo SAMU. Além disso, o Hospital de Cirurgia disponibilizou cinco leitos de UTI para receber os pacientes.
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe foi acionado às 6h50 de hoje (28). De acordo com o tenente-coronel Carlos Alves, comandante do 1ª GBM, não havia tantas chamas no local, sendo a fumaça o principal problema.
“Chegou a uma temperatura bastante elevada. A carcaça do ar-condicionado chegou a derreter, assim como alguns materiais de borracha do local. No entanto, não havia muitas chamas e sim muita fumaça, que foi o maior problema, já que havia muita fumaça em um local com pessoas que estão enfrentando problemas respiratórios”, relatou o militar ao F5 News.
Ainda conforme o tenente-coronel Carlos Alves, o incêndio, apesar de se configurar como de médio porte, pode ser classificado como de grande porte devido às consequências e por envolver uma UTI hospitalar, tornando a ocorrência bastante atípica.
Cerca de 20 bombeiros participaram ativamente no combate ao incêndio, que se concentrou em uma ala de estabilização de pacientes em estado grave de covid-19. “Graças a Deus não se espalhou para outros cômodos”, disse o comandante.
Os primeiros pacientes foram retirados pelos próprios profissionais da saúde, e os demais, pela força militar do Corpo de Bombeiros. “As dificuldades da retirada foram exatamente em face de que os pacientes estavam intubados. Foi feita a retirada de maneira rápida, porém, dentro dos padrões de segurança, para que pudessem ser recepcionados lá fora”, acrescenta o tenente-coronel.
A causa do incêndio ainda não foi identificada, o que deve acontecer por intermédio da perícia.
Confira fotos no local, do Corpo de Bombeiros:
[GALERIA][/GALERIA]
Leia também:
Incêndio no Hospital Nestor Piva, em Aracaju, leva um paciente à morte