Mulher é vítima de importunação sexual em ônibus em Aracaju
Não há confirmação de que autor do crime foi morto, como circula nas redes sociais Cotidiano | Por F5 News 29/05/2023 13h12 - Atualizado em 29/05/2023 18h30Na manhã desta segunda-feira (29), um caso de importunação sexual foi registrado na linha de transporte público Santa Maria/ Mercado, nas imediações da avenida Ivo do Prado, na região central de Aracaju (SE).
Um homem exibiu seu orgão genital dentro do ônibus para uma mulher. Em vídeo divulgado nas redes sociais é possível ver que o autor do crime foi agredido por usuários do transporte público.
Nas redes sociais circulam imagens em que o supostamente autor da importunação teria sido encontrado morto. O F5 News entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que afirmou não ter ainda nenhuma informação oficial sobre essa possibilidade.
De acordo com o Setransp, o motorista do ônibus cumpriu o procedimento de segurança de parar o veículo diante de ocorrências ou suspeitas e prestar suporte à vitima. Na ocasião,
O fato foi comunicado ao fiscal do terminal mais próximo para acionar a polícia. "As imagens de segurança do veículo já estão sendo encaminhadas à Polícia Civil para auxiliar no processo de investigação e busca do indivíduo que fugiu do local", detalhou a Setransp.
Em nota a Polícia Civil, afirmou que está apurando o caso, através do Departamento de Atendimento a Grupo Vulneráveis (DAGV), com a delegada Renata Aboim à frente.
Até o momento, de acordo com a PC, não foi registrado o boletim de ocorrência. Sendo constatado o caso, a vítima e testemunhas serão ouvidas para iniciar o trabalho de identificação do suspeito.
Setor de transporte diz repudiar ocorrência
Em comunicado, o Setransp afirmou que realiza campanhas frequentes contra o assédio sexual no transporte público e frisa que, com apoio do Sest Senat, "os motoristas passam por cursos de prevenção e combate a esse crime, assim como noções de outros procedimentos de segurança no transporte".
"De igual modo, números de Disque Denúncia e Emergência estão afixados no interior dos ônibus incentivando os passageiros a denunciarem. O setor de transporte repudia essas ocorrência e se soma às autoridades de segurança e sociedade nesse combate", completou em nota o Setransp.
Importunação sexual é crime
O crime de importunação sexual ocorre quando o autor pratica ato de caráter sexual, na presença de alguém, sem sua autorização e com a intenção de obter prazer para si mesmo ou para outra pessoa. A pena prevista é de 1 a 5 anos de reclusão, de acordo com a Lei nº 13.718/2018.
De acordo com dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim) da Superintendência de Polícia Civil, foram registradas, em 2022, 211 denúncias de importunação sexual no transporte público em Sergipe. Desse número, 91 casos foram em Aracaju.