MPF cobra ao Estado diminuir fila de espera por cirurgia bariátrica
Cotidiano 10/04/2012 15h44O Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em Sergipe (PRDC/SE), recomendou à Secretaria de Estado da Saúde (SES) que adote medidas para diminuir a fila de espera para realização de cirurgia bariátrica. A SES é responsável por regular esse tipo de serviço de saúde que, em Sergipe, é realizado pelo Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
De acordo com informações do HU, atualmente há 75 pessoas na fila de espera para realizar cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital não tem o aparelhamento necessário para realizar as cirurgias, e a licitação para aquisição destes ainda está em fase inicial.
O procurador regional dos direitos do cidadão, Pablo Coutinho Barreto, então, recomendou à SES que providencie a disponibilização de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para atender a esses pacientes que aguardam para realizar cirurgia bariátrica.
A Secretaria não é obrigada a aceitar a recomendação e tem prazo de dez dias para informar se acata ou não. Entretanto, caso não atenda ao pedido, o MPF poderá tomar as medidas judiciais cabíveis
Atividades físicas, mesmo as mais leves, realizadas horas antes dos testes podem melhorar a velocidade de processamento da memória
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites
O evento, que reunirá clientes, influenciadores e representantes da imprensa
Colisão transversal entre carro e moto ocorreu na manhã deste sábado (16)
Os alunos da rede pública ficarão 30 dias numa imersão educacional e cultural