MPE quer apurar número de leitos de UTI
Cotidiano 24/10/2011 11h59Por Fernanda Araujo
Desde 2008, a promotoria de saúde do Ministério Público Estadual (MPE) vem monitorando a assistência dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais do Estado de Sergipe. Com base nessa discussão, o MPE realizou uma audiência na manhã desta segunda-feira (24) para apurar o número de leitos disponíveis no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), nos hospitais São José, Santa Isabel e Cirurgia, além dos hospitais dos municípios de Lagarto, Estância e Itabaiana.
“Foi aberto um procedimento administrativo. Com base na nova portaria do Ministério da Saúde 2395/2011, instauramos um inquérito civil para que possamos apurar o número de leitos se é compatível para atender a demanda”, destacou a promotora de saúde, Euza Missano.
Para garantir as vagas e o atendimento das UTI’s, no HUSE que atualmente possui cerca de 113 leitos, serão ativados mais 60 até março de 2012. E até junho do próximo ano, os novos leitos deverão ser requalificados. Novos leitos dos hospitais de Lagarto, Estância e Itabaiana também deverão entrar em funcionamento. “Em Lagarto há 15 leitos intensivos, cinco semi-intensivos, 13 em pleno funcionamento, oito UTI’s, e dois intensivos reservados para hemodiálise com previsão de início daqui a 10 dias”, informou o representante da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Carlos Diego de Brito, ressaltando que no município de Estância, 10 leitos serão ativados até janeiro de 2012, e 10 em Itabaiana até junho.
O município de Aracaju informou que no hospital Cirurgia que cerca de 17 leitos serão requalificados e mais 9 ativados. Já no São José há a possibilidade de serem criados mais dois leitos. Porém, na unidade de saúde Santa Izabel, que conta com 10 leitos de UTI, apenas cinco se encontra em funcionamento contratados pelo município e sete de UTI pediátrica fechado.
O MPE delegou um prazo de 30 dias para que o Estado de Sergipe, a FHS e o município apresentem o quantitativo de leitos de UTI atualmente disponíveis, junto às novas perspectivas de ampliação.
Quatro suspeitos, incluindo três adolescentes, foram detidos após furtarem animais em tratamento
Causas do capotamento ainda não foram identificadas, e nenhum auto de infração foi registrado
A obra, de responsabilidade do Governo do Estado, iniciou-se no sábado, 11 de janeiro
Estrutura não apresenta comprometimento, mas estudos para recuperação serão realizados
Capital sergipana ganha reforço na malha aérea com conexões a Campinas e Belo Horizonte