MP instaura inquérito civil contra Maternidade Santa Izabel
Representante da Maternidade reconhece superlotação Cotidiano 14/10/2011 17h53Por Sílvio Oliveira
O Ministério Público Estadual determinou que se instaure um inquérito civil público contra a Maternidade Santa Izabel, a fim de que possa apurar os malefícios à sociedade da superlotação que vem sendo verificada na unidade hospitalar. A audiência pública aconteceu hoje (14), no MP, conduzida pela promotora Euza Gentil Missano.
A coordenadora da Maternidade Santa Izabel, Celda Paiva, confirmou que a maternidade passa por problemas de superlotação, registrando até dois pacientes ocupando o mesmo leito no pré-parto, e que dos 86 leitos designados para esse setor, apenas 68 estão funcionando por conta da disponibilidade de macas para a instalação da Rede Cegonha.
Ela ainda salientou que mais de 50% do atendimento vem do interior do estado, contribuindo para a superlotação da unidade. “Nos meses de julho, agosto e setembro podemos informar que foram mais de 2.900 atendimentos do interior e 2.500 de Aracaju, ou seja, mais de 50% é do interior”, afirmou, acrescentando que os sete leitos de UIT pediátrica ainda não se encontram em funcionamento, dependendo do contrato firmado com o Município de Aracaju.
O Ministério Público lavrou, no termo de audiência pública, que fossem apurados todos os problemas e que fosse expedido ofício ao Conselho Regional de Medicina (CRM) e à Vigilância Sanitária Municipal para realizarem vistoria na Maternidade. O MP solicitou também que seja avaliada pela Maternidade a ampliação e reforma para se adequar à Rede Cegonha.
Fogo se espalhou rapidamente em estabelecimento de abastecimento de gás, gerando explosões e atingindo casas vizinhas
A medida visa aumentar a transparência das ações dos agentes e proteger os direitos dos cidadãos
Medidas asseguram repasses e gratuidades até o início das operações das novas concessionárias
DER/SE disponibiliza veículos extras para atender à demanda e reforça fiscalização nos terminais
Corpo de Bombeiros mobiliza trem de socorro para combater as chamas no bairro José Conrado de Araújo