Moradores cobram reconstrução da Unidade de Saúde Elizabeth Pita
Prefeitura diz que não tem previsão para reconstruir unidade de saúde do conjunto Valadares Cotidiano 30/04/2018 17h15 - Atualizado em 30/04/2018 17h18Por F5 News
O prédio foi demolido no final de dezembro de 2015, com a promessa de que seria reconstruída no local uma unidade ampla e moderna. Mas depois de dois anos, os moradores do conjunto Governador Valadares, no bairro Santa Maria, zona Sul de Aracaju, continuam olhando para um terreno cheio de entulho e restos que sobraram da Unidade de Saúde da Familia Elizabeth Pita. Na manhã desta segunda-feira (30), eles protestaram, pedindo a reconstrução da unidade.
A aposentada Júlia dos Santos reclama que para conseguir atendimento médico na USG Oswaldo Leite, para onde foi direcionado o público da Elizabeth Pita, ela precisa sair de casa ainda de madrugada.
Além da superlotação, ela reclama da insegurança. “Todo dia tem assalto, ontem foi uma vizinha minha. Eu tenho medo e, por isso, não vou. A gente quer o nosso posto de volta, o de lá não dá pra todo mundo”, disse.
Segundo os moradores, em menos de vinte dias desativaram a unidade e demoliram o prédio. “Primeiro era pra fazer uma reforma, depois inventaram a demolição, deixando a gente sem assistência. Mandam a gente para o Oswaldo Leite, mas lá não tem condições de atender todo mundo, vem gente do 17 de Março e do Santa Maria, é sempre lotado”, reclamou o líder comunitário Ranulfo dos Santos.
Em entrevista à TV Atalaia, o assessor de comunicação da secretaria Municipal da Saúde, Alberto Jorge, disse que não há previsão para reconstrução da unidade, mas que a gestão pretende alugar um espaço para a instalar de forma temporária. “Pedimos auxílio aos moradores e ao Conselho de Saúde para conseguir um espaço que seja adequado e regularizado diante dos órgãos de fiscalização”, diz.
Alberto Jorge disse ainda que, além da Oswaldo Leite, os moradores contam também com a USF Celso Daniel, que fica no conjunto Padre Pedro, também no Santa Maria. Afirmou ainda que a unidade que está sendo construída no bairro 17 de Março será a mais moderna da rede e deve ficar pronta até o mês de outubro, desafogando as demais.
Crime de vingança cometido na morte de duas pessoas; autor detalha ação em depoimento
Por conta do acidente, a via está operando em meia pista, o que pode causar lentidão
Estados e municípios poderão participar do concurso que será unificado
Agentes da SMTT organizarão o fluxo de veículos, fazendo bloqueios em algumas vias
O gás presente no carro não agride o meio ambiente e promove a sustentabilidade