Médico descarta cirurgia em gêmeas siamesas nascidas em Aracaju
Elas são fundidas pelo tórax, o que ocorre em até 40% dos casos Cotidiano 28/12/2011 15h40Por Aline Aragão
Durante uma entrevista coletiva, realizada na manhã desta quarta-feira (28), na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, o médico cardiologista Marcos Pavioni apresentou o quadro clínico das gêmeas conjugadas Karinny Vitória e Kamille Vitória, nascidas no último dia 22, na capital sergipana. Ele descartou um procedimento cirúrgico para separá-las.
Segundo a assessoria de comunicação da Maternidade, desde o parto as crianças estão sendo acompanhadas por especialistas do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo. As gêmeas vieram ao mundo pesando 4,435kg e permanecem em observação no isolamento da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, apesar do quadro clínico estável.
Segundo Pavioni, a má formação das siamesas sergipanas é do tipo toracópago, ou seja, fundidas pelo tórax, que ocorre em até 40% dos casos de gêmeos conjugados. “O caso das irmãs Karinny e Kamille é mais complexo, há uma fusão entre o átrio e ventrículo. Vamos aguardar a ressonância e a avaliação do Incor, mas em casos como esse, a possibilidade de uma intervenção cirúrgica é descartada”, explica.
Os pais das crianças residem no povoado Crioulo, no município de Amparo de São Francisco. A dona de casa Aline Ferreira, de 22 anos, conta que ficou sabendo da gravidez de siamesas no sexto mês de gestação, quando fez sua primeira ultrassonografia. “Eu não esperava, foi um susto. Mas é obra de Deus. O povo vivia dizendo que eu deveria abortar, mas eu preferi ter as minhas filhas. Agora é esperar por Deus e que seja possível fazer a cirurgia”, ressalta.
O pai das gêmeas, o servente de pedreiro Cris Magno dos Santos, se emocionou durante a coletiva, disse que está desempregado e espera que a população ajude na compra de fraldas ou até mesmo com um emprego. "Foi uma grande surpresa para a gente. Estou desempregado e se alguém puder ajudar entre em contato com o hospital. Se Deus quiser ainda levarei minhas filhas para escola”.
Quem quiser colaborar com a família pode entrar em contato através do telefone (79) 3225-8671 e falar com o Serviço Social da maternidade.
Certame oferta mais de 150 vagas imediatas e salários iniciais de até R$ 14 mil
Com a previsão de fortes chuvas, a prefeitura implementa ações para minimizar danos
Possibilidade de empresa deixar de controlar conteúdo preocupa
Processo seletivo da rede estadual e inclui avaliação de módulos e prova prática
Serviço online permite atualização de dados e garante suporte aos usuários cadastrados na rede municipal de saúde