Marmita Fitness: conheça opções para pedir refeições saudáveis em Aracaju
Tendência combina praticidade, sabor e nutrição adequada em meio à rotina agitada Cotidiano | Por F5News 08/09/2024 07h00Em meio à rotina agitada e a busca por mais qualidade de vida, é cada vez maior o número de pessoas que se propõem a ter uma alimentação mais saudável em seu dia-a-dia.
Essa tendência fez surgir um nicho de mercado especializado no fornecimento de marmitas congeladas que acabam sendo uma mão na roda para quem não consegue cozinhar as próprias refeições.
Além de permitir uma dieta rica em nutrientes, as marmitas fitness também são uma alternativa bastante viável para quem quer fugir dos conservantes e outros produtos químicos comuns em alimentos industrializados e ultraprocessados que, muitas vezes pela praticidade, acabam ocupando o prato até mesmo na hora das principais refeições, como o almoço e o jantar.Logo que começaram a ganhar espaço no mercado gourmet, esses empreendimentos focavam num público que buscava dietas mais associadas à prática de atividade física ou a restrições alimentares como a intolerância à lactose e ao glúten.
Porém, eles ganharam espaço por, pelo menos, duas razões prioritárias. Se a variedade do cardápio é um diferencial, a diversidade de formatos e preços dos pacotes disponíveis também chama atenção.
Para te ajudar a conhecer algumas das opções disponíveis no mercado aracajuano, o F5News preparou um cardápio que com certeza vai atender aos mais variados bolsos e paladares. Confira:
Orientações
De acordo com o Ministério da Saúde, uma alimentação saudável está baseada em “práticas que assumam a significação social e cultural dos alimentos”, estimulando a produção e o consumo de alimentos saudáveis regionais, como legumes, verduras e frutas. Entre outras características, para ser considerada saudável, a dieta deve ser quantitativa e qualitativamente “harmoniosa” e segura do ponto de vista de contaminação físico-química e biológica.
Neste sentido, é recomendável que, se possível, as pessoas façam ao menos três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e procure consumir ao menos seis porções diárias de cereais (arroz, milho, trigo pães e massas), três porções de legumes e verduras frescas, além de frutas, tubérculos e raízes (batatas, mandioca, macaxeira, aipim), dando preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.
Também é recomendável consumir diariamente ao menos três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos, retirando a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes de prepará-las. Também é bom evitar refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas, e é recomendado reduzir a quantidade de sal na comida e ingerir ao menos dois litros de água por dia.