Maria Feliciana recebe homenagem do Museu da Gente Sergipana
A Rainha da Altura foi imortalizada com uma estátua em seu tamanho real: 2,25m Cotidiano | Por Antonio Cardoso 30/05/2022 18h00Maria Feliciana recebeu uma homenagem pelos seus 76 anos: uma estátua em tamanho real na frente do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. A "Rainha da Altura", como já chegou a ser chamada, foi recebida com bolo e celebração nesta segunda-feira (30).
A estátua tem 2,25 metros de altura - como a homenageada - e chama a atenção da mesma forma que Feliciana se tornou um ícone no país não só por sua estatura muito acima da média, mas também por seu carisma. O artista Elias Santos foi responsável pela obra exposta na fachada do museu, na avenida Ivo do Prado, no Centro de Aracaju.
De acordo com o museu, Maria Feliciana está com a saúde estável, vacinada e utiliza uma cama hospitalar por limitações de mobilidade. Além da doação da maca, o Grupo Banese tem contribuído para suprir algumas das necessidades da sergipana.
A mulher mais alta do mundo
Considerada por décadas como a mulher mais alta do mundo, Maria Feliciana nasceu em 1946 no município sergipano de Amparo do São Francisco. Ela é descendente de uma família marcada pela altura. Seu pai, Antônio Tintino da Silva, tinha 2,40m, sua avó paterna, 2,30m.
Até seus 16 anos, Feliciana teve um crescimento considerado normal e a partir dessa idade cresceu de forma desproporcional, chegando a medir 2,25m.
Outro importante reconhecimento dedicado à sergipana ao longo de sua vida foi o apelido dado ao prédio mais alto de Sergipe e sede do Banese, o Edifício Estado de Sergipe, que passou a ser popularmente conhecido como Edifício Maria Feliciana.
Um vídeo de lançamento da estátua foi lançado na última sexta-feira (27), você pode conferir a homenagem abaixo.
Estagiário sob supervisão da jornalista Monica Pinto