Mais de 11 mil candidatos participam do processo seletivo do Seed
Cotidiano 30/01/2012 16h03O sonho de conquistar uma vaga em uma universidade motivou 11.480 alunos a participarem na tarde do último sábado (28) do Processo Seletivo do Pré-Universitário ofertado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação. Os candidatos disputaram 6.305 vagas, distribuídas em 39 polos, entre os turnos matutino, vespertino e noturno. Participaram do processo seletivo alunos concluintes do ensino médio da rede pública em 2012 ou egressos da rede pública.
As provas transcorreram na maior tranqüilidade na capital e interior. Para Fátima Santos, o índice de aprovação dos estudantes do Pré-Universitário no vestibular da UFS a incentivou a tentar conseguir uma vaga no curso. Assim como Antônio Carlos Santos Teixeira, que parou de estudar e agora está se preparando para o Enem. Para ele, o curso oferecido pelo Governo de Sergipe vai ajudar a conquistar uma vaga na universidade.
Avonaldo Gomes, pai de um dos alunos que realizaram a seleção, ressalta que o Pré-Universitário é uma excelente opção para quem não tem condições financeiras de pagar cursinho pré-vestibular. "Nos outros cursos paga-se em média 200 a 300 reais. Acho louvável a posição do governo para que a escola pública continue sendo eficiente como sempre foi", disse.
Alunos sabadistas
Respeitando a liberdade religiosa, a Seed garantiu um horário especial para os candidatos guardadores dos sábados. Eles puderam participar do Processo Seletivo a partir das 18h, porém, ingressaram ao local de prova junto com os demais candidatos, das 13h às 14h. Os estudantes ficaram em salas separadas e tiveram o mesmo tempo para fazer as provas.
A candidata Taiane Priscila Santos Magalhães, adepta da Igreja Adventista, conta que se não houvesse a disponibilidade de um horário especial seria muito difícil participar do processo seletivo."Parabenizo a Secretaria pela atitude de poder respeitar a nossa escolha, nossa religião", agradeceu a estudante.
Enem
A mudança na forma de ingresso na Universidade Federal de Sergipe, que aceitará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o Vestibular 2013, deposita mais expectativa nos alunos. Para Débora Silva, que fará vestibular para medicina, o curso deve ajudar a realizar uma boa prova do Enem. Da mesma maneira acredita o estudante Carlos Eduardo Nascimento Coelho, que já teve a oportunidade de participar do Pré-Universitário. "Quero me preparar para o ENEM. Ano passado aprendi muito com os professores e ainda por cima fiz vários amigos", destacou.
Apoio
Para o assessor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Jason Reis, em 2007 a secretaria procurou incrementar o Pré-Universitário, deixando de ser apenas um curso preparatório para o vestibular. Desta forma, ampliando as ações para o ensino médio, passou a ofertar simulados, revisões e entrega de obras literárias e dicionários de inglês e espanhol, além do acolhimento dado aos alunos nos dias de provas.
Ele também acredita que a instituição do Enem pela UFS não deve ser motivo de apreensão. "Acredito que não seja uma mudança brusca. Haverá uma mudança de abordagem dos assuntos, mas estamos preparados para passar todos os conteúdos necessários. Devido à prova do Enem está prevista para Novembro de 2012, a Seed antecipou logística de preparação do Pré- Universitário. As aulas começarão o mais cedo possível para atender melhor o aluno e prepará-lo para o Enem", ressaltou.
Gabarito
O gabarito da prova já esta disponível no site da Seed e o resultado do Processo Seletivo também será divulgado no site. Os aprovados estarão automaticamente matriculados e as aulas do Pré-Universitário têm previsão para iniciarem no dia 8 de fevereiro de 2012.
Jason Reis acredita que a grande procura, que cresce a cada ano, deve-se aos bons resultados obtidos nos últimos vestibulares. A rede pública estadual de ensino aprovou nos vestibulares 2012, 3.600 alunos, sendo 2.570 na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Os candidatos inscritos nos polos dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão (Eduardo Gomes) fizeram as provas em Aracaju. Já os dos demais polos, em seus respectivos municípios.
As provas abrangeram questões de Português, Matemática, Geografia, Física, Biologia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Química e História, compreendendo os conteúdos referentes às 1ª e 2ª séries do ensino médio.
Fonte: Seed
Ele críticou julgamentos e afirma que Daniele sempre colaborou com as investigações
Campanha Novembro Vermelho destaca conscientização contra o câncer bucal
Serve como comprovação da condição e para o reconhecimento dos direitos e garantias
Inscrições gratuitas vão até 31 de dezembro, com sorteio público marcado para janeiro
Suspeito foi localizado em favela após investigação da Polícia Civil de Sergipe e do Rio