Incêndios em estradas preocupam motoristas
Cotidiano 12/04/2012 09h35
Por Márcio Rocha
As rodovias que cortam Sergipe, nos seus mais de dois mil quilômetros de estradas estaduais e federais, expõem os motoristas a um risco constante de acidentes provocados por focos de incêndio. Em diversos pontos do estado, todo o dia acontece pelo menos um caso de incêndio, prejudicando a visibilidade dos condutores dos veículos em trânsito.
Segundo o caminhoneiro Josué Santos, a fumaça dos incêndios nas estradas provoca acidentes, principalmente com motociclistas, podendo gerar outros de maiores proporções.
“Quando estou na estrada e vejo aquela fumaceira tomando conta da pista, imediatamente reduzo a velocidade e presto maior atenção na pista. Nunca me envolvi em acidente provocado por fumaça, mas já vi vários motoqueiros caindo e batendo em outros carros por causa da pouca visibilidade. Em uma situação dessas é preciso cuidado, para não atropelar e matar alguém”, disse Josué.
De acordo com o capitão Carlos Alves, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CB), aconteceram mais de 300 casos de incêndios em estradas sergipanas. Os casos mais frequentes acontecem na região agreste do estado, onde o clima é mais propício para a formação do fogo.
“Foram muitos casos de incêndios em estradas, mais de 300, 330 ocorrências. Na região de Itabaiana e BR-101 norte acontecem casos frequentes. O clima é o principal fator de profusão do fogo, pois com a umidade do ar baixa e a alta temperatura, cria-se o mecanismo de ignição do fogo”.
O capitão destaca ações que devem ser tomadas em caso de incêndio nas pistas, para os condutores que estiverem em tráfego e orienta que comuniquem o mais rápido possível ao CB sobre a ocorrência.
“Nós trabalhamos constantemente para apagar esses incêndios em vegetação. É importante que a pessoa que perceber o problema ligue para o CIOSP, no número 190, para que recebamos a informação e possamos atender mais rápido as ocorrências. E, para o condutor, é importante ligar os faróis ao avistar a fumaça, para poder ficar visível, reduzir a velocidade e redobrar a atenção para evitar quaisquer transtornos”, recomendou.
Gestor estava internado em um hospital particular após quadro de pneumonia
Acidente aconteceu no início da noite deste sábado (16) na entrada do Povoado Tiá
Capital sergipana deve ter dia com céu parcialmente nublado, mas sem chuvas
Atividades físicas, mesmo as mais leves, realizadas horas antes dos testes podem melhorar a velocidade de processamento da memória
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites