Ibama denuncia venda ilegal de animais e homem é autuado
MPE abre termo para ajuste de conduta Cotidiano 01/11/2011 11h07Por Fernanda Araujo
Uma denúncia realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) levou o Ministério Público Estadual (MPE) a realizar, na manhã desta terça-feira (1), uma audiência sobre a venda ilegal de animais silvestres no Mercado Albano Franco, centro de Aracaju.
Segundo informações da promotora Adriana Ribeiro, o Ibama iniciou uma fiscalização no local e descobriu que o vendedor Luciano Pinto dos Santos guardava 22 jabutis e 21 pássaros em sua residência e os vendia no mercado sem autorização do órgão. O comerciante de animais, que trabalha há 13 anos no local, foi autuado pela primeira vez pela Polícia Federal e terá que responder ao crime, considerado de pequeno potencial ofensivo no âmbito do juizado criminal, se for flagrado novamente.
“Como ele foi autuado pela primeira vez, a gente firmou um termo de ajuste de conduta, fixando um prazo de seis meses para que esse termo seja cumprido efetivamente, e posteriormente nós vamos solicitar aos órgãos ambientais uma nova fiscalização no local para ver se houve ou não o descumprimento. Ficou registrado uma cláusula de pagamento de 500 reais por dia de descumprimento”, esclareceu a promotora.
Adriana informou ainda que atualmente Luciano responde pelo processo de maus tratos aos animais no Juizado Especial.
Grupo havia utilizado um táxi para cometer o crime, que ocorreu em Nossa Senhora do Socorro
A ação é fundamental para garantir um ambiente limpo e organizado durante o evento
Ferramenta será coordenada pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação
Estado obteve um aumento de 34,7% de alunos inscritos concluintes do ensino médio em relação a 2023
Atendimentos gratuitos estão disponíveis online e nos cartórios; biometria requer agendamento