IA: entenda como tecnologia pode evitar surtos e epidemias de doenças
A inteligência artificial (IA) tem ganhado cada vez mais espaço no setor da saúde. Além de diagnósticos, há aplicações epidemiológicas Cotidiano | Por Metrópoles 14/09/2024 08h30A inteligência artificial (IA) tem sido usada como uma ferramenta para facilitar a medicina. Quando é bem treinada, ela consegue analisar dados com agilidade e precisão, dando aos médicos e autoridades de saúde mais recursos para trabalhar.
A tecnologia é usada principalmente na radiologia, oncologia, cardiologia, patologia e oftalmologia. Mas também pode ser empregada para evitar surtos e epidemias de doenças.
Em 2017, o olhar atento de uma farmacêutica conseguiu identificar um aumento de casos de hepatite A no estado de São Paulo. As notificações haviam passado de dois por mês para quatro em apenas uma semana.
O contato com médicos locais identificou que os casos se concentravam em homens jovens, que faziam sexo com homens. A informação foi repassada para o governo, que fez a comunicação in loco na Parada do Orgulho LGBT a fim de mitigar a transmissão da doença nesta população.
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.