Homens são presos por armazenamento de material de exploração sexual infantil
Ação aconteceu em Propriá na manhã desta quinta-feira (31) durante cumprimento de mandado Cotidiano 31/10/2024 10h02A Operação Lobo Mau, que acontece nacionalmente para o combate a uma rede que produzia material de abuso sexual infantil resultou em duas pessoas presas em Sergipe. O fato aconteceu na manhã desta quinta-feira (31), na cidade de Propriá, durante o cumprimento de um mandado de busca. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Os homens acabaram presos em flagrante pelo armazenamento do material. De acordo com a delegada Natasha Gusmão, a operação nacional teve como objetivo desarticular uma organização criminosa voltada à produção, armazenamento e compartilhamento de conteúdo de abuso sexual infantil. “As investigações terão continuidade de forma articulada com o Gaeco e com o Instituto de Criminalística”, ressaltou.
Operação Lobo Mau
A denominação da operação refere-se justamente ao criminoso predador sexual que se esconde atrás de uma fachada de normalidade para se aproximar da vítima, ganhar a confiança dela e depois atacá-la, situação que é potencializada enormemente no ambiente virtual, onde as pessoas não se veem.
A operação mobilizou equipes especializadas das Polícias Civis e dos Ministérios Públicos do Acre, da Bahia, do Distrito Federal, de Goiás, do Maranhão, de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, da Paraíba, do Paraná, de Pernambuco, do Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Rondônia, do Rio Grande do Sul e de Sergipe. A ação também contou com a participação das Polícias Militares dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.
Dispositivos eletrônicos e outros equipamentos utilizados para a produção e armazenamento do conteúdo estão sendo apreendidos para análise forense e as autoridades esperam que a ação contribua para a identificação de outros envolvidos na rede, além de reforçar a necessidade de atuação conjunta e contínua no combate a esse tipo de crime.
Com informações da SSP