Por Adriana Meneses
Saudade. Palavra que existe apenas na língua portuguesa para expressar o sentimento de falta de algo ou de alguém. Sempre lembrada em poemas e canções, a saudade é um sentimento que pode nos fazer voltar no tempo, seja por recordar momentos de alegria, emoções, tristezas, mágoas, separações , perdas... Hoje, segunda-feira (30) de janeiro, é comemorado o Dia da Saudade. Você sente saudade?
Saudades de casa é o caso da Turismologa, Aparecida Vieira, que teve que sair da sua terra natal há quase 10 anos, de um pequeno município de Alagoas, para tentar uma vida melhor na capital sergipana. Segundo ela, viver longe dos familiares e das suas origens traz muita saudade. “Lembro que quando no final da tarde brincava junto com os meus irmãos no sítio, era um tempo muito bom! Quase sempre as brincadeiras acabavam em brigas, coisas de irmãos. Sinto também muita saudade dos meus pais e da minha casa, mas sair de lá foi necessário para que eu pudesse estudar e conseguir uma profissão” salientou.
Já o engenheiro civil Hunald Carvalho sente saudades da sua adolescência que aconteceu em meados dos anos 80, como da escola, da faculdade, dos bailes de Carnaval, de alguns programas de TV e de grandes shows que aconteciam em um ginásio esportivo de Aracaju. “Sinto saudades dos bailes de Carnaval no Iate Club, e na Associação Atlética de Sergipe, dos tempos em que estava na faculdade no meu curso de engenharia, das chacretes no programa do Chacrinha, dos shows no ginásio Constâncio Vieira. Maravilhosas recordações que deixaram saudades”, lembrou.
Para a jornalista Díjna Torres, a saudade é um sentimento que remete algumas perdas. “Eu sinto saudade de pessoas, especialmente aquelas que não encontrarei mais como os meus avós, Francisco e José, que se foram. Além disso, sinto saudade todos os dias dos meus cachorros que também morreram”, disse.
Como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade: “Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela.” Sentimento democrático sentido por todos em algum momento da vida.
|
Ele críticou julgamentos e afirma que Daniele sempre colaborou com as investigações
Campanha Novembro Vermelho destaca conscientização contra o câncer bucal
Serve como comprovação da condição e para o reconhecimento dos direitos e garantias
Inscrições gratuitas vão até 31 de dezembro, com sorteio público marcado para janeiro
Suspeito foi localizado em favela após investigação da Polícia Civil de Sergipe e do Rio