Grupo de teatro da rede municipal ensaia novo espetáculo
Cotidiano 02/04/2012 15h07
No último final de semana, o grupo de teatro Os Desinibidos deu início aos ensaios do seu novo espetáculo, ‘Glauco: A história do Barquinho Perdido'. Mantido pela Semed, o grupo visa melhorias para a educação e oferece gratuitamente aulas de dança e teatro para alunos da rede municipal de ensino.
De acordo com o historiador e arte-educador da Semed, Rivaldino Santos, o enredo da peça foi inspirado em lendas marinhas, sereias e histórias do fundo do mar. "A ideia inicial era criar um espetáculo infantil baseados em contos marítimos. Para criá-lo também nos inspiramos no grupo de Capoeira do ‘Mestre Cobrinha', nos temas do filme Piratas do Caribe e de personagens folclóricos e de desenho animado. Fizemos questão que todos os integrantes participassem da produção e trouxessem experiências de sua realidade", comentou.
Os ensaios acontecem nos dias de terça, quinta e sexta-feira, das 17h às 19h, na sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviedo Teixeira, localizada no bairro São Carlos. Além de unidades escolares da rede municipal, o espetáculo pretende percorrer outras comunidades e espaços. "A sociedade deve ter a consciência de que os estudantes precisam consumir uma grande quantidade de produtos artísticos e culturais", destacou.
Para Deisiane Cerqueira, integrante do grupo há um ano, os temas da mitologia presentes no espetáculo serão um grande atrativo para os expectadores. "Com nossa história, queremos atrair o maior número possível de pessoas. Nossa intenção é que todos se divirtam e que assim como nós, fiquem encantados com as lendas do fundo do mar", contou.
Ações
Paralelamente as aulas de teatro, Rivaldino Santos, mantém outras 4 ações dentro da rede municipal. Umas delas é a ‘Jornada Cultural' que promove junto aos professores a transformação de temas dados em sala de aula para espetáculos de teatro e dança. As oficinas de teatro para os alunos visam montar e trazer estudantes que obtiverem destaque, para a o grupo maior ‘Os Desinibidos'. A oficina ‘Anti-Stress' promove técnicas de relaxamento corporal para aliviar a tensão típica do dia-a-dia dos professores e da comunidade próxima a escola. Diversas oficinas também são desenvolvidas junto aos professores com o objetivo de instrumentalizar dinâmicas com elementos de teatro e dança. Estas ações são desenvolvidas em parceria com 9 Emefs, Oviedo Teixeira, Anísio Teixeira, Alcebíades Melo, Manoel Bomfim, Jaime Araújo, Presidente Vargas, José Conrado de Araújo, Sérgio Francisco e Professora Maria Thétis Nunes.
"Para nos auxiliar no trabalho junto aos alunos, contamos com a parceria fundamental de uma psicóloga e uma pedagoga. Elas atuam com trabalhos ligados a família dos membros do grupo, acompanham a vida dos alunos e traçam a geografia cultural dos bairros onde o projeto está inserido", declarou.
Os Desinibidos
O grupo também visa melhorias para a educação e tem por objetivo assegurar o envolvimento dos estudantes em áreas que envolvam literatura e educação artística. As atividades são realizadas em sete unidades escolares, no turno oposto aos horários de aulas dos alunos. Os coordenadores escolares que tiverem interesse em levar a peça para suas escolas devem entrar em contato com o arte-educador, Rivaldino Santos, por meio do telefone (79) 8836 4142. Aqueles que optarem por conhecer um pouco mais sobre o trabalho do grupo, basta clicar aqui [http://www.teatrodesinibidos.blogspot.com/], e acessar o blog.
Segundo Rivaldino Santos, o grupo de teatro foi criado por demandas da escola. "Estamos viabilizando apresentações artísticas em diversas escolas com o grupo de teatro da rede de ensino de Aracaju, ‘Os Desinibidos'. Nossas passagens têm sido muito bem aceitas, inclusive com pedidos dos próprios alunos para iniciar peças em suas escolas. Hoje, iniciamos um exercício de imaginação com a intenção de alimentar a criatividade e expressão dos estudantes", contou Rivaldino, explicando de que forma o Auto de Natal vai ser elaborado.
Para auxiliar na produção dos espetáculos, o grupo conta com o apoio do produtor Anderson Alves, do pesquisador Ivo Sobrinho; dos estagiários Gleidson Santos, Gustavo Floriano, Estevão Andrantos e Margarida Conceição; do sonoplasta, Edenis Santos; a psicóloga, Fabiana Katarina Vasconcelos e a pedagoga, Mércia Ferreira.
Linguista Igor Gadioli mostra também que, apesar de bem vinda, a tolerância tem limites
O evento, que reunirá clientes, influenciadores e representantes da imprensa
Colisão transversal entre carro e moto ocorreu na manhã deste sábado (16)
Os alunos da rede pública ficarão 30 dias numa imersão educacional e cultural
O menino passa por tratamento médico há aproximadamente dois anos