Governo lança edital para construção da ponte que liga Neópolis a Penedo
A obra terá o prazo de conclusão de três anos e um orçamento de R$ 300 milhões Cotidiano | Por Yara Lima 03/10/2023 14h42Nesta terça-feira (3), o governador Fábio Mitidieri assinou oficialmente o edital para a construção da ponte que ligará o município sergipano de Neópolis, na região do Baixo São Francisco, ao de Penedo, em Alagoas.
O edital foi assinado durante reunião entre os Governos de Sergipe e Alagoas, com o ministro dos Transportes Renan Filho e os senadores de Sergipe Laércio Oliveira, Alessandro Vieira e Rogério Carvalho. A reunião foi transmitida ao vivo através dos canais de comunicação do Governo Federal.
Segundo Mitidieri, a obra terá o prazo de conclusão de três anos e um orçamento de R$ 300 milhões. A expectativa é que a obra promova desenvolvimento econômico para o estado com geração de empregos para a população do Baixo São Francisco.
“A obra traz um desenvolvimento econômico e gerará empregos para a população da região com o menor IDH de Sergipe, a região do Baixo São Francisco. Com a obra, também traremos o turismo que movimenta a economia e é o maior prestador de geração de empregos do nosso estado”, disse Mitidieri.
Sobre a Ponte
Com a extensão de 1,18 Km e largura de 18m, a ponte contará com ciclovia e duas faixas de rolamento.
De acordo com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, não faltarão recursos para a construção. “A ponte é a prova de que vamos fomentar a região do Baixo São Francisco e garantir o que firmamos durante o período eleitoral. Não faltarão recursos de emenda individual, de bancada e dos governos de Alagoas e Sergipe”, informou.
Para o senador Laércio Oliveira, a construção da ponte é a realização de um desejo de campanha. “Sou forçado a lembrar os momentos de campanha em Sergipe, quando o Mitidieri falou sobre os desejos de extrapolar as fronteiras do estado para que o desenvolvimento chegasse para o nosso povo e a nossa gente”, disse Laércio.
“A ponte promove a integração dos dois lugares e trabalhará na força dos prefeitos para fazer com que as pessoas melhorem a qualidade de vida. A gente precisa olhar para o Presidente Lula e agradecer, quando o desenvolvimento chega, chegam dias melhores para quem precisa ”, completa o senador Laércio.
O senador Alessandro Vieira afirmou que a construção da ponte é um sonho antigo do estado e que é um momento de celebração. “A obra é sonhada há décadas e será um vetor de desenvolvimento que vai somar os investimentos feitos pelos dois governos”, disse.
Segundo o governador Fábio Mitidieri, a construção da ponte trará dignidade para os trabalhadores sergipanos e possibilitará ainda mais o desenvolvimento turístico do estado. “Quando trazemos uma obra que traz desenvolvimento como essa, a gente dá a oportunidade e a dignidade de desenvolver economicamente a região, gerar emprego e turismo porque o turismo é o emprego na veia, a indústria sem chaminé”, afirmou.