Governo de Sergipe realizará Conferência do Meio Ambiente em 2025
Portaria determinou que evento será entre 15 de janeiro e 15 de março Cotidiano | Por Agência Sergipe 07/11/2024 17h06O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), publicou nesta quinta-feira, 7, a portaria nº 36/2024, que trata da convocação da Conferência Estadual do Meio Ambiente (Coema). Com o tema 'Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica', o evento será realizado entre 15 de janeiro e 15 de março de 2025.
A fim de contribuir para o conhecimento e a difusão da emergência climática e da agenda política correlata, a Coema tem entre seus objetivos: consolidar as preferências da sociedade em uma agenda de mitigação compatível com o objetivo global de limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC; e promover a transformação ecológica em Sergipe.
Além disso, o evento deverá contribuir para que medidas de adaptação sejam adotadas pelos municípios; incentivar a ampla participação de populações e territórios em situação de vulnerabilidade climática nos diálogos sobre as medidas de adaptação às alterações climáticas; e eleger delegados para a Etapa Nacional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).
Para a secretária da Semac, Deborah Dias, a conferência representa uma oportunidade única para promover a reflexão coletiva sobre os desafios urgentes relacionados às mudanças climáticas. “Será um espaço para alinharmos políticas públicas, fortalecer o engajamento social e buscar soluções integradas que atendam às necessidades do nosso estado. O debate sobre como adaptar nossas práticas e transformar nossa realidade em tempos de crise climática é crucial para garantir um futuro mais sustentável”, salientou.
Convocação
A gerente de Educação e Relações Sociais da Semac, Isabelle Blengini, explicou que a publicação da portaria tem como objetivo convocar os municípios a realizarem suas próprias conferências. “Enquanto Secretaria de Estado do Meio Ambiente, estamos fortalecendo esse movimento das conferências, pois reconhecemos que elas são espaços fundamentais de discussão, aprendizado eco-pedagógico e elaboração de propostas que serão debatidas e aprovadas pelos delegados municipais. Posteriormente, elas irão reverberar na Conferência Estadual do Meio Ambiente, organizada pela Semac”, disse.
O prazo final para que os municípios realizem suas conferências é até 15 de dezembro de 2024. Essa mobilização é de grande importância, especialmente diante da urgência climática. “O objetivo é promover um debate sobre as demandas do Estado, fortalecer as propostas locais e encaminhá-las para a Conferência Nacional”, informou Isabelle Blengini.
Com a publicação da portaria, também é estabelecida a criação da Comissão Organizadora Estadual (COE) da Coema, a ser presidida pela Semac. O grupo será constituído por seis representantes do Poder Público, seis da sociedade civil e dois de colegiados ambientais.
Confira a convocação no Diário Oficial do Estado, por meio deste link.