Frente de Defesa do Transporte Público programa audiência pública
Cotidiano 28/02/2012 15h53Por Sílvio Oliveira
A Frente de Defesa do Transporte Público de Qualidade realizou uma reunião, nesta terça-feira (28), para discutir o rumo do Movimento “Não Pago” e programar uma audiência pública para a próxima quarta-feira, na sede do Ministério Público Estadual, juntamente com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte e empresários do setor. Eles discutirão as últimas mobilizações públicas e a questão da qualidade do serviço de ônibus de Aracaju.
Conforme Alex Pedrão (foto, meio), um dos líderes do Movimento, a audiência no MP foi solicitada em 2011, quando a Frente de Defesa reuniu em documento uma série de irregularidades no transporte público e alguns descumprimentos da legislação, a exemplo do art. 24, §1º, da Lei Orgânica Municipal, que obriga a Câmara de Vereadores a votar e discutir a majoração da tarifa. “Entregamos ao MP o documento com uma série de denúncias. Nesta reunião iremos discuti-las, além do aumento da irregular da tarifa”, argumentou.
Em uma das reuniões do Movimento, Alex Pedrão questionou a democracia e transparência na condução do aumento da tarifa, já que a discussão, segundo ele, é feita “dentro de gabinetes”, por um “pequeno grupo”, sem levar em consideração os anseios da sociedade. “O aumento de 12% está acima da inflação e de todos os índices, sem nenhum argumento plausível para aumentar. Eles alegam que é por causa da gratuidade dos PM’s, dos idosos, dos Correios. É sempre alguém ou alguma coisa, mas nunca culpa dos empresários e da SMTT”, alfinetou.
Movimento “Não Pago”
O Movimento “Não Pago”, constituído por entidades, faz parte da Frente mais de 20 entidades, entre sindicatos, movimentos sociais, organizações de bairros e diretórios acadêmicos. Ela foi criada para discutir o transporte público de qualidade em Sergipe e mobilizar a população sobre os direitos e deveres quanto à utilização desse transporte.
Dentro das atividades, o Movimento “Não Pago” foi criado em 2011 para protestar contra o aumento da passagem em janeiro do ano passado, quando subiu cerca de 8%. “São mais de 12 anos consecutivos aumentado a tarifa”, exclamou Alex Pedrão.
O aumento da tarifa de 12% foi protocolado na Superintendência de Transporte e Trânsito de Aracaju pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp) no final de janeiro de 2012.
Leia também
Movimento “Não Pago” faz mobilização no Centro de Aracaju
Movimento "Não Pago" promove ato nesta terça
Movimento “Não Pago” fará protesto no dia 7 contra aumento da tarifa
Pedido deve ser feito na página do Participante na internet até 23h59
Momento exato vai variar conforme o fuso horário
Serviços retornam após laudos descartarem contaminação nos alimentos
Temperaturas variam entre 24 °C e 30 °C, com alta probabilidade de chuva
Um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos revelou os benefícios nutricionais desse vegetal