Falta de leitos no interior superlota Nossa Senhora de Lourdes
Cotidiano 17/04/2018 13h25 - Atualizado em 17/04/2018 17h00Por F5 News
Após a inspeção dos promotores de justiça das áreas da Saúde e Direitos do Cidadão do Ministério Público Estadual (MPE) na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), em Aracaju, que constataram superlotação na unidade, a Secretaria de Estado da Saúde afirma que o problema é “resultado da deficiência de leitos da rede materna”.
A SES disse, em nota, que a falta de leitos no interior do estado, especialmente para partos normais, superlota a unidade que trabalha no sistema portas abertas. Por isso deve ser reaberta a maternidade Hildete Falcão, obra que está em fase de conclusão e que, segundo a pasta, será decisiva na regulação das parturientes, “transferindo-as para a MNSL somente os partos considerados de alto risco, que é o perfil da unidade”.
Na visita, os promotores detectaram acomodações consideradas indevidas e sobrecarga dos profissionais de saúde. Segundo a SES, é preciso considerar o excesso da capacidade regular da maternidade. Sobre a deficiência de profissionais de saúde, a pasta disse que foi aberto um Processo de Seleção Simplificada – PSS, para preencher vagas existentes na rede hospitalar.
“A falta de medicação também declarada pela promotoria trata-se de uma ocorrência factual decorrente do excesso de pacientes, o que automaticamente eleva o consumo, extrapolando a média prévia de abastecimento na unidade. A alimentação da MNSL dispõe de todos os recursos necessários para suprir sua clientela, desde as genitoras até seus filhos”, afirmou a Secretaria.
Ainda de acordo com a pasta da Saúde, a equipe multidisciplinar trabalha conforme as diretrizes da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que prioriza o vínculo mãe-bebê, e que a maternidade conta diariamente com o apoio do Banco de Leite Marly Sarney, que orienta as mães sobre a amamentação e doação de leite, além da unidade “atender integralmente as demandas alimentares e nutricionais dos neonatos através da avaliação médica e nutricional”.
“Esse cenário permite à Nossa Senhora de Lourdes contemplar todas as especificações clínicas e patológicas de neonatos prematuros, de alto risco e a termo. A direção ressalta que é notória a continuidade da alimentação para o público neonatal, desde que seja conforme a liberação prescrita pela equipe médica”, conclui a nota.
Foto: Saullo Hipolito/F5 News
Crime aconteceu nesta quinta-feira (31), no Povoado Campo das Flores
Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (31), na Rodovia SE-220
Expansão garante maior segurança alimentar e nutricional à população em situação de vulnerabilidade
Suspeito estava com o entorpecente em um veículo no Conjunto Fernando Collor
Prisões aconteceram nesta quinta (31). Um dos suspeitos já havia sido detido por tráfico